1º voo da era Trump com deportados chega hoje ao Brasil

  Este é o segundo voo do tipo neste mês; o primeiro pousou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden, com 100 deportados. [[{“value”:”

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe nesta sexta-feira (24) um voo com 158 deportados dos Estados Unidos, o primeiro desde a posse do presidente Donald Trump. Segundo a Polícia Federal, a aeronave está prevista para chegar à noite. Este é o segundo voo do tipo neste mês; o primeiro pousou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden, com 100 deportados.

 

A Polícia Federal não detalhou a nacionalidade dos passageiros, mas informações do Itamaraty indicam que 88 são brasileiros. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, 538 imigrantes ilegais de diferentes origens foram presos desde a posse de Trump, incluindo um suspeito de terrorismo e quatro integrantes da gangue Tren de Aragua. Leavitt destacou que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”.

A porta-voz afirmou que essas ações fazem parte do início da “maior operação de deportação em massa da história”. “Promessas feitas. Promessas cumpridas”, declarou em uma rede social, reforçando a política anti-imigração anunciada por Trump. Junto às declarações, Leavitt publicou fotos de deportados embarcando em um avião militar, mas não há confirmação se o voo retratado é o mesmo que segue para Confins.

Esse é o primeiro voo com deportados para o Brasil sob a gestão do novo presidente, embora exista a possibilidade de que alguns dos detidos estejam sob custódia desde o governo Biden. A operação marca uma mudança na abordagem dos Estados Unidos em relação à imigração, com foco em deportações em larga escala.

Leia Também: Concurso do Ibama terá 460 vagas com salários de R$ 9,9 mil

“}]]