Imposto de Renda solidário destinou R$ 15 mil a crianças, adolescentes e idosos vulneráveis de Goiás em 2023

 

Campanha de destinação de parte do IR obtém aumento significativo na arrecadação, apoiando projetos sociais no estado

Goiás arrecadou mais de R$ 15,14 milhões em 2023 para os fundos de amparo a crianças, adolescentes e idosos por meio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O montante representa um aumento de 64,14% em comparação com 2022. O estado destaca-se como o terceiro que mais mobilizou contribuintes a auxiliar projetos sociais por meio de doações na DIRPF em todo o país. Crianças, adolescentes e idosos vulneráveis estão entre os beneficiados.

Os resultados foram apresentados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Receita Federal e Ministério Público de Goiás, nesta segunda-feira (18), em Goiânia. Na oportunidade, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, destacou que os contadores tiveram um papel fundamental, orientando os contribuintes a destinarem parte de seus impostos para os fundos que auxiliaram os mais vulneráveis.

Imposto de Renda solidário destina até 6% do valor para vulneráveis

Durante o período de entrega do Imposto de Renda deste ano, entre 15 de março e 31 de maio, os contribuintes tinham a possibilidade de destinar até 6% do IR para as entidades sociais, sem nenhum custo adicional. Essas doações não aumentam o valor do imposto a ser pago. A destinação é de 3% para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% para os Fundos do Idoso, feitos diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD).