Procon autua Equatorial Goiás por má prestação de serviço; multa pode chegar a R$ 11 milhões

Procon autua Equatorial Goiás por má prestação de serviço; multa pode chegar a R$ 11 milhões

O Procon Goiás autuou a Equatorial, nesta quinta-feira, 5, após a empresa de energia responder de forma “insatisfatória e insuficiente” os questionamentos sobre as constantes quedas de energia no Estado. A partir disso, o órgão estadual informou que vai instaurar um Processo Sancionatório para apurar as responsabilidades da empresa pela má prestação de serviço.

Além da instauração do Processo por parte do Procon, a Equatorial terá 20 dias para apresentar defesa e poderá ser penalizada com uma multa administrativa cujo valor pode chegar até R$ 11 milhões.

O Jornal Opção entrou em contato com a Equatorial Goiás, que declarou o que segue:

“Equatorial Goiás informa que recebeu com surpresa a notificação do Procon na tarde de hoje (5) e que vai adotar as medidas cabíveis. A companhia esclarece que na semana passada foi notificada pelo órgão para, em 24 horas, responder a uma série de questionamentos, os quais foram respondidos na totalidade e dentro do prazo estabelecido.

Entre os esclarecimentos, foi elucidada a situação de elevada sobrecarga da rede elétrica que levou a problemas no fornecimento de energia em algumas regiões no estado. Situação esta que ocorreu no país inteiro, e afetou todo o sistema elétrico nacional. Além disso foi mostrada a evolução do DEC FEC, indicadores de duração e frequência de falta de energia; os investimentos de R$ 1,38 bilhão somente no primeiro semestre e a redução de 19% nas reclamações registradas contra a distribuidora. Inclusive com redação de quase 50% das reclamações no PROCON GO na comparação com o mesmo período do ano anterior.”

 

Foto: Reprodução