13 de 38 ministros do Governo Lula vieram a Goiás em 2023
13 de 38 ministros do Governo Lula vieram a Goiás em 2023
Dos 38 nomes do primeiro escalão da gestão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo menos doze já cumpriram agenda em Goiás nos dez primeiros meses de administração. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, que em Goiânia nesta terça-feira (17), é o 13º nome da lista que deve aumentar em breve. O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), tem agenda no final do mês na capital.
Da lista, pelo menos três já vieram a Goiás por mais de uma vez. Apenas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, veio três vezes. Em maio ele esteve na inauguração de uma usina de etanol em Aporé, no Sul de Goiás. Depois, em julho, em um encontro com representantes do setor produtivo e do agronegócio, intermediado pelo senador Jorge Kajuru (PSB), e mais recentemente em Anápolis, no final de agosto, no anúncio de expansão da Caoa-Hyundai.
A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), estiveram presentes por duas vezes.
Além de Goiânia, Aparecida é a cidade mais visitada pelos ministros. Cida Gonçalves participou do lançamento da retomada de obras do Minha Casa, Minha Vida ainda em fevereiro deste ano. Depois, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), esteve na inauguração de uma ala especializada para doenças cardiovasculares no Hospital Municipal Iris Rezende Machado.