Serra dos Pireneus é tema do Globo Repórter desta sexta (3)
Serra dos Pireneus é tema do Globo Repórter desta sexta (3)
A Serra dos Pireneus, região que fica entre os municípios de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho, é o tema do Globo Repórter que vai ao ar nesta sexta-feira (3).
A Serra abriga uma das unidades de conservação mais procuradas pelos turistas em solo goiano: o Parque Estadual dos Pireneus (PEP).
Em um livro publicado em 2004, chamado “Pirenópolis: identidade territorial e biodiversidade”, o biólogo e pesquisador Josafá Carlos de Siqueira afirmou que a criação do parque, com procedimentos criteriosos de preservação, era fundamental por se tratar de uma diversidade de fauna e flora ainda pouco explorada. Sem falar “dos aspectos ético, cultural e religioso que esta região representa para o Estado de Goiás e o município de Pirenópolis”, completou.
A área foi delimitada oficialmente como Parque Estadual dos Pirineus em 1987, com a lei ordinária 10.321, de 20 de novembro, com 2,8 mil hectares.
Na região, fica o segundo maciço mais alto de Goiás: o Pico dos Pireneus, com 1.380 metros de altitude. O local é um dos divisores das bacias Tocantins e Paraná. Vários córregos nascem no alto da Serra dos Pireneus, formando o Rio das Almas e o Rio Corumbá, que além da importância ecológica, abastecem diversas comunidades da região.