“Gatos” de energia em Minaçu chega a 300 unidades; e a energia furtada daria para abastecer comércio da cidade inteira  

Furtos de energia em Minaçu chegam a mais 300 unidades; A Equatorial investigou quase 900 unidades. Com a atuação dos fiscais, e a companhia recuperou 21,4MWh, ou seja, com a anergia furtada, foi possível abastecer toda área comercial do município por um dia.

Levantamento da Equatorial Goiás aponta que de janeiro a outubro desse ano foram feitas 878 fiscalizações na rede, em Minaçu, e encontradas 335 irregularidades. Com a atuação dos fiscais, a companhia recuperou 21,4MWh, de energia suficiente para abastecer toda área comercial do município por um dia.

A empresa lembra que além de ser crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes com o objetivo de assegurar a qualidade da medição. Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor de energia, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro, tem acreditação ISO 17025 e é frequentemente auditado pela Aneel. Nesses casos o cliente pode acompanhar tanto a retirada do aparelho quanto sua análise laboratorial.

 

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

 

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás