Leréia pede a governo, ministros e deputados construção do Instituto Federal de Goiás em Minaçu

Em uma maratona em Goiânia e em Brasília, nesta semana, o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia, vem engajando autoridades e pedindo apoio do governo para a construção de um campus do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, para a cidade de Minaçu. Na lista de destinatários dos pedidos, estão deputados estaduais, federais, senadores, a reitora do IFG, Professora Oneida Cristina Irigon, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, e em Brasília, ministros, o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin e o presidente Lula. Os institutos federais são construídos, mantidos e administrados pelo Governo Federal.

“Minaçu tem sido impulsionada pelos setores de mineração, turismo e agropecuária, entre outras vocações, e precisa de investimentos em qualificação técnica e profissional. Nossa cidade fica a mais de 500 km da capital, Goiânia, e a mais de 230 km da unidade mais próxima do IFG, Uruaçu, norte do Estado. Precisamos incluir o Norte do Estado no mapa da qualificação profissional, residimos, no entanto, numa região extremamente privilegiada geograficamente”, argumenta.

A instalação desse equipamento de educação em Minaçu, disse Lereia, será um divisor de águas para a região, uma vez que qualifica profissionais, inclusive de cidades vizinhas, para os diversos setores da economia, bem como fomenta pesquisas e o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços – observou.

Formalização

Em setembro do ano passado em encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin [foto], Leréia já havia solicitado o pedido do IFG para Minaçu e que iria formalizá-lo.

O documento enviado às autoridades, nesse momento, traz um resumo da necessidade, da localização, da demanda reprimida, e dados sobre vocação econômica.