Mais duas cidades goianas cancelam o carnaval após aumento de casos de covid-19
Mais duas cidades goianas cancelam o carnaval após aumento de casos de covid-19
Depois de Guapo e Itapuranga, mais duas cidades goianas cancelaram o carnaval em decorrência do aumento de casos da Covid-19. Em comunicados publicados nas redes sociais, os municípios de Petrolina de Goias e São Francisco de Goiás, na região central do estado, também cancelaram as festividades.
De acordo com a Prefeitura de Petrolina de Goias, a decisão foi tomada em conjunto entre as duas cidades, visando o bem-estar, a saúde da população e o temor de um aumento nos casos de Covid-19.
Segundo a gestão municipal, caso uma das duas prefeituras mantivesse as festividades enquanto a outra cancelasse, haveria uma explosão de visitantes na cidade em que ocorresse o carnaval.
A distância entre as duas cidades é de 22 km.
Já a Prefeitura de São Francisco de Goias, afirmou que, além do aumento dos casos de Covid-19, a decisão também levou em conta o decreto de situação de emergência por conta da Dengue em Goiás.
No comunicado, o município orienta a população para que não sejam promovidas aglomerações e que os imóveis sejam mantidos sempre limpos, evitando o acúmulo de água em recipientes ou objetos que possam ajudar na proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.
Covid em Goiás
O número de casos de Covid-19 em Goiás aumentou 354,7% quando comparadas as quatro primeiras semanas epidemiológicas deste ano com o mesmo período imediatamente anterior.
Enquanto dezembro de 2023 registrou 1,2 mil casos, em janeiro de 2024, foram 5,6 mil casos.
Em termos de comparação, em janeiro de 2023 foram notificados mais de 25 mil casos de infecção pelo coronavírus. Em 2021 foram quase 50 mil registros. Já em 2022, houve o recorde de casos para o mês de janeiro, quando esse número ultrapassou os 250 mil.