Em evento em MG, Leréia defende amianto, qualifica Minaçu como potencial minerador e aponta desafios
O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia, disse nesta terça-feira, 18, que Minaçu vive um momento extraordinário no campo da mineração, mas que ainda enfrenta desafios de ordem arrecadatória, principalmente. Lereia é um dos palestrantes da 9ª edição do seminário “Mineração &/X Comunidades”, evento nacional que ocorre em Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de junho de 2024, no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais. O evento é promovido pela revista Brasil Mineral, principal veículo dedicado à cobertura do setor.
Lereia fez um panorama do surgimento da mineração em Minaçu, com a qual foi responsável pela criação da cidade, e sua emancipação em 1976. O prefeito voltou a criticar a campanha difamatória que segundo ele reside sobre o amianto no Brasil. “O problema é de saúde ocupacional, e não de saúde publica”, exemplou. O prefeito também exaltou o potencial da Serra Verde no município e afirmou que o principal desafio do futuro das Terras Raras na região seria a continuidade do processo de reside no processo de separação dos minérios extraídos, fase que antecede a atual.
O evento reúne as maiores empresas nacionais e internacionais, investidores, aduaneiros e multinacionais do setor de mineração, como, Anglo America, Lithiun Ionic, CBA, Vale, Potássio Brasil, Ibram, Latam, o BNDS, entre outros. Confira a programação, aqui.
Este ano, o tema central do evento será: “É possível harmonizar interesses? Ainda o “X” da questão”, e reunirá representantes de empresas, de entidades e especialistas para discutir, dentre outros, os seguintes tópicos:
– Para além da OIT 169 – Mecanismos de consulta ao licenciamento’
– Como engajar lideranças locais;
– Mecanismos de cooperação entre empresas e poder público local;
– Fomento ao empreendedorismo local;
– Compartilhamento de territórios entre mineradoras e comunidades;
– Como construir legados positivos e duradouros com as comunidades;
– Direitos humanos;
– O engajamento das comunidades pelo viés cultural;
– Mecanismos de financiamento atrelados às práticas ESG
Além disso, será realizado o Forum de Líderes, em que lideranças do setor discutem os caminhos viáveis para a harmonização de interesses entre empresas e comunidades.
O seminário “Mineração &/X Comunidades” é realizado anualmente pela Brasil Mineral, há quase uma década, sempre com o objetivo de harmonizar as relações entre a indústria de mineração e as comunidades direta e indiretamente relacionadas e impactadas (positiva ou negativamente) pela atividade. É, portanto, um fórum permanente de discussão e troca de ideias sobre um tema que será cada vez mais importante para a indústria mineral, mundialmente.