Rotary Club de Minaçu incentiva vacinação de crianças contra a pólio
O Rotary Club de Minaçu vem incentivando a vacinação de crianças contra a póliomelite, erradicada no país desde 1989, mas cujo o retorno da doença tem preocupado órgãos de segurança em saúde devido à baixa cobertura vacinal. Lançada em setembro pela associação, a campanha “Juntos contra a Pólio”, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. A ação tem como base o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro, mas a ação de conscientização para os rotarianos é permanente.
Na ultima semana, na rádio Serra da Mesa, a presidente do Rotary em Minaçu, Márcia Alves, afirmou que a doença, embora seja amplamente divulgada no mês da campanha, é preciso que haja engajamento de toda a comunidade, todos os dias do ano. A entrevista foi conduzida pelo radialista Cleiton Ricardo, que também é rotariano.
Há mais de 35 anos, o Rotary tem realizado uma campanha constante de alerta à população sobre o risco de retorno da doença e os impactos na vida da população, caso a patologia se torne novamente um problema de saúde pública.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, mas corre o risco de reaparecer. Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.