São Paulo deve ter mais um dia quente com pancadas de chuva à tarde nesta quinta (23)

  Em quase todas as outras regiões do país, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (entre 40 e 60 km/h) [[{“value”:”

(FOLHAPRESS) – A presença de uma massa de ar quente e úmida mantém as temperaturas elevadas na região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (23). Com isso, as pancadas de chuva típicas de verão ganham força entre o fim das tarde e o início das noite, alerta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

 

A previsão é que a temperatura não seja tão forte quanto nos últimos dias, quando bateu o recorde do ano em sequência. Porém, os termômetros devem ficar na casa dos 32°C no início da tarde. A madrugada também continuará abafada, por volta dos 22°C.

A manhã desta quinta deve ter muitas nuvens e temperatura em elevação, diz o CGE. A partir do meio da tarde, o calor e a grande disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Há potencial para descargas elétricas, rajadas de vento e formação de alagamentos, destaca o órgão municipal.

Segundo o Climatempo, a previsão é que chova cerca de 25 mm no dia.

Na sexta-feira (24), o cenário tende a se repetir, mas com previsão de pancadas generalizadas com forte intensidade, acompanhadas de trovoadas, com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos na capital paulista, informa o CGE.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, diz que haverá mudanças no tempo nos próximos dias, com aumento da nebulosidade e das condições para chuva.

“Isso vai reduzir o calor. Não tem frente fria chegando na região sudeste para trazer aquele vento fresquinho, que realmente derruba a temperatura, mas o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva com maior frequência já vão ajudar a baixar a temperatura. Isso vai acontecer principalmente após o domingo, quando calor volta a sua normalidade”, explica Pegorim, deixando claro, porém, que o calor não vai desaparecer. “Vai ter a redução do calor, mas não vai ter aquele verão fresquinho como estávamos observando há cerca de duas semanas.”

CENTRO-NORTE DO PAÍS TEM PREVISÃO DE TEMPORAL

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de temporal válido até esta quinta-feira nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

Segundo o órgão, os volumes previstos indicam chuvas intensas entre 30 mm e 100 mm em um único dia nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Piauí e Rondônia, em quase todo o Mato Grosso e Tocantins, além de áreas do Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.

Os destaques ficam para áreas do Amapá, Amazonas e Pará, que estão sob aviso laranja (perigo) devido a chuvas fortes de até 100 milímetros por dia e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h.

Em quase todas as outras regiões do país, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (entre 40 e 60 km/h). Essas condições refletem um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, informa o Inmet.

Leia Também: Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas trans

“}]]