A convite do Congresso, Gilvania Márcia discursa nesta terça sobre violência contra a mulher em Brasília; evento reúne autoridades nacionais
A convite da bancada feminina no Congresso, a presidente da Câmara de Minaçu, Gilvânia Márcia (PSDB), discursará durante o 5º Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher. O evento acontece no auditório principal da Câmara e deve movimentar as duas Casas durante todo o dia. O evento reunirá vereadoras, deputadas estaduais e federais, e senadoras que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher, iniciativa voltada ao fortalecimento e à articulação das Procuradorias da Mulher no Legislativo.
No mesmo púlpito onde Gilvânia discursará durante 10 minutos, passarão autoridades como o presidente da Câmara Hugo Mota, a ministra do STF, Carmem Lúcia, a ministra do STM, Elizabeth Roch, a vice-governadora do DF, Celina Leão, a procurada da Mulher na Câmara, deputada Soraya Santos, e a secretária da Mulher e ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva. Pelo cronograma divulgado pela Câmara, Gilvania deverá compor o dispositivo de autoridades e o discurso acontece por volta das 14h.
A TV Câmara transmitirá, em rede nacional, todo o evento. E você pode acompanhar ao vivo através do link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/75451
A Rede Nacional de Procuradorias da Mulher tem como objetivo promover a integração das ações de proteção e defesa dos direitos das mulheres, coordenadas pelas procuradorias da mulher do Congresso Nacional, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Além disso, busca incentivar a criação e o fortalecimento desses órgãos em todo o país, contribuindo para ampliar a representatividade feminina no cenário político e institucional.
A atividade faz parte da programação da Campanha Março Mulher, dedicada a celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Cerimonial
A presidente da Câmara de Minaçu, Gilvania Márcia, deverá proferir seu pronunciamento, da ordem de 10 minutos, por volta de 14h. Em seguida, ela compõe o dispositivo de debates sobre “Cooperação entre os Órgãos e Trabalho em Rede”. Neste painel, participam, além de Gilvânia, a diretora do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Daiane Nogueira de Lira, a Secretária de Estado da Mulher do Paraná, Leandre Dal Ponte e a deputada federal Tia Ju – Presidente da UNALE – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. A mediação ficará por conta da deputada federal, Maria Rosas.
O ponto central desse painel será a importância da união entre órgãos dos poderes, como por exemplo, Prefeituras, Câmaras, Comarcas, no sentido de garantir uma rede integrada de apoio à mulher, sobretudo, no combate a violência e amparo às vitimas. o que exatamente serve de espelho o programa “Mulheres Protegidas” em Minaçu.