Burocracia e excesso de exigências dificultam acesso a credenciamento da Educação

Educadores que estão tentando realizar o credenciamento para o processo seletivo 001/2021 da Educação vêm enfrentando dificuldades em cumprir as exigências do Edital, que se inicia hoje e vai até o dia 26. O período de inscrição é de apenas 3 dias.

Para participar da seleção lançada pela Prefeitura Municipal, é preciso elaborar um currículo no modelo preestabelecido, além de preencher uma ficha de inscrição, que requer domínio sobre o pacote Access, plataforma da Microsoft paga. Além de obsoleto, o programa que a Secretaria de Educação exige não é comum aos programas originais de fábrica da maioria dos computadores.

O edital também exige uma declaração para cada experiência profissional em papel timbrado, emitido e assinado por órgãos públicos ou privados. Além da digitalização de todos os certificados de participação em eventos, cursos, palestras e seminários.

Após a inclusão, compactação e fusão de todos os documentos em um arquivo só,  é preciso gerar um banco de dados pela plataforma Access, em seguida anexar o arquivo já compactado em um e-mail para enviar ao contato correspondente à vaga.

O edital que recebe o nome de “Processo Seletivo Simplificado” está exigindo, na prática, que professores, ou desistam no meio do caminho, ou paguem pelo serviço a um profissional de informática avançada.

O Sindicado dos Servidores e a Câmara Municipal já informaram ciência sobre o caso.