Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, revela pesquisa
Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, revela pesquisa
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira, 5, confirma Ronaldo Caiado (UB) como o governador de maior aprovação do Brasil. A gestão dele conta com 72% de avaliação positiva entre os eleitores do Estado. Em 2º lugar está o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), com 69%; logo depois, vem Antônio Denarium (pP), de Roraima, com 66%.
Os números reforçam a liderança de Caiado, já atestada em outros levantamentos divulgados nas últimas semanas. Na faixa etária de 35 a 44 anos, a aprovação dele chega a 81%. Sua avaliação também é melhor entre mulheres (75,7%).
Na lanterna do ranking nacional está a governadora do Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com 36%. O penúltimo lugar é de Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 39%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em 10° lugar com 57%, e o mineiro Romeu Zema (Novo), na 20° posição, com 47% de aprovação.
O estudo é o primeiro realizado pela Atlas em todas as unidades da federação. Foi feito entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023 e ouviu mais de 29 mil eleitores no Brasil de forma remota e anônima. Para garantir representatividade, os eleitores foram estratificados por gênero, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral. A margem de erro varia entre 1% e 5%, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Pesquisas anteriores
O resultado da AtlasIntel corrobora avaliações de outros três institutos, realizadas no fim de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela revista Veja.
Contratada pela Record TV Goiás e revelada no dia 20 do mesmo mês, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: de 83%. Já o levantamento do instituto Serpes, de Goiás, concluiu que o governador era aprovado por 77,8% dos eleitores ao fim do primeiro ano de seu segundo mandato. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular em 23 de dezembro.