Calor traz recorde de consumo de energia, mas sem crise no sistema, aponta ONS

Calor traz recorde de consumo de energia, mas sem crise no sistema, aponta ONS

Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê elevação da carga elétrica de 5,8%; por outro lado, há maior armazenamento em 24 anos

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou alerta na sexta-feira, 22, sobre o aumento do consumo de energia elétrica no País, com os registros de onda de calor deste mês. De acordo com o boletim, a elevação será de 5,8%, a maior projeção dos últimos meses. Por região, o Sudeste e Centro-Oeste devem avançar em 6,1% (42.756 MWmed).

“A previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida. Em termos de operação e atendimento da demanda, seguimos preparados para atender a sociedade brasileira. O sistema é robusto, seguro e o cenário é favorável”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.

No relatório, o Norte lidera com 10,6% (7.707 MWmed) e a situação é relacionada à retomada de atividades de consumidor livre da região. Em terceiro lugar está o Nordeste, que aparece com 4,2% (12.350 MWmed), seguido pelo Sul, com 3,8% (12.421 MWmed). Os percentuais são comparados com os resultados previstos para o final deste mês, em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto: Reprodução