Ciclone extratropical pode trazer tempestades para Goiás

Ciclone extratropical pode trazer tempestades para Goiás

O ciclone extratropical que se formou na última terça-feira (24), no sul do País, pode afetar Goiás, com tempestades em algumas regiões do Estado. No entanto, o calor permanece forte. Segundo o Instituto Meteorológico (Inmet), a frente fria associada ao fenômeno se chocará com a massa de ar quente que chega à área e facilitará a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil.

Já a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil vai propiciar em território goiano o aumento de nebulosidade. Com isso teremos pancadas de chuvas isoladas em diversas regiões.

“Há uma frente fria, que está se deslocando para o centro de São Paulo, e vai espalhar nebulosidade. E há o ciclone, que está na costa brasileira, que irá fortalecer a frente fria. Isso não quer dizer que irá baixar a temperatura em Goiás. As chuvas podem dar uma trégua no calor, mas as temperaturas mais altas permanecem no estado”, explica o gerente do Cimehgo, André Amorim.

A quinta-feira (26), neste sentido, será marcada por calor e chuvas isoladas em diversas regiões do Estado. Em Goiânia, a mesma variação de nebulosidade aponta para a possibilidade de precipitações. Apesar disso, a temperatura não cai, mantendo a máxima de 35ºC. Na sexta-feira (27), a máxima é de 34ºC, enquanto no sábado (28) pode chegar a 28ºC.

O Cimehgo alerta para o potencial de tempestades com rajadas de vento e raios e alto risco de incêndio.