Com conta de luz nas alturas, consumidores de Minaçu optam pela energia solar; saiba quanto custa
Com a conta de luz nas alturas, consumidores de Minaçu vêm optando por investir em energia solar. Isso porque o aumento da conta de energia chegou a 27% nos últimos doze meses e têm impulsionado a aquisição por parte dos consumidores de energias alternativas, principalmente a energia solar.
O clima quente de Minaçu também proporciona um aumento significativo no consumo médio dos consumidores, uma vez que aparelhos com ar-condicionado, exaustores e ventiladores, são itens básicos de sobrevivência às altas temperaturas.
Mas, quanto custa um investimento desse? Quem nos explica é Jeferson Eduardo Lopes, técnico em eletrotécnica, e proprietário da Lopes Tecnologia e Energia Solar, que atua nesse seguimento em Minaçu. Ele garante: Economia pode chegar a 90% na conta de luz através da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.
Quanto custa?
“O investimento pode variar de acordo com o consumo médio de cada residência, mas aqui na Lopes energia solar temos kits instalados a partir de R$ 6.000,00 com geração suficiente para um residência com 2 pessoas”, explica. “Por exemplo, uma residência típica que consome em média 300kw/h mês, precisaria de um sistema composto por 5 paineis solares de 470w cada, e um inversor de 2.5kw de potencia de pico. Com a mão de obra e projeto este kit sairia hoje por um valor de R$ 9.500,00”, completa.



De acordo com o técnico, é possível recuperar o investimento em 2,8 anos. “O tempo de recuperação do valor investido fica abaixo de 3 anos. E na media costuma ser esse o tempo de payback (retorno financeiro)”, explica. Com baixa manutenção, os painéis já instalados são capazes de produzir energia limpa nos próximos 25 anos.
Para Lopes, há alternativas de financiamento. “Não é difícil (conseguir ter acesso à linhas de crédito), muitas delas são feitas via aplicativo de celular ou online, ou o cliente pode procurar sua agencia bancária e solicitar o financiamento direto com seu gerente”, comenta.
“Na cidade de Minaçu, a população tem aderido de forma gradativa, mas constante ao uso de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, uma vez que a região possui condições muito favoráveis a geração de energia solar, clima, posicionamento geográfico e acesso à empresas como a LOPES Energia Solar que atendem a região com preços de material e mão de obra acessíveis a maioria da população, Instalando sistemas de pequeno, médio e grande porte”.
Contato – Para saber mais informações sobre energia solar em Miinaçu: Lopes Teconologia e Energia Solar – Visita técnica e orçamento grátis: (62) 8565-3362
Os 10 mitos e verdades sobre a energia solar
1. Placas solares não funcionam em dias frios ou nublados
Mito. Essa é uma das maiores inverdades espalhadas sobre a fonte. De fato, a eficiência energética de sistemas solares é reduzida em dias nublados, no entanto, isso não significa que as placas irão parar totalmente de produzir energia, haja vista que, embora o sol esteja encoberto, ainda há luminosidade.
2. Precisam de manutenções constantes
Mito. A estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam uma manutenção com regularidade. Quanto à sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir que estejam limpos. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário.
3. Projeto solar deixa a construção feia
Mito. Atualmente, a tecnologia dos painéis solares está muito evoluída, assim como as técnicas construtivas. Assim, basta o arquiteto estruturar um projeto que alcance um resultado esteticamente bonito e ao mesmo tempo funcional.
4. Podem durar mais de 25 anos
Verdade. Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho.
5. O investimento em energia solar é muito alto e não compensa o retorno
Mito. O custo para a instalação de projetos solares caiu muito nos últimos anos. Além disso, o retorno do investimento leva, em média, cerca de cinco anos.
6. O acesso a linhas de financiamento para instalação de projetos solares é muito difícil
Mito. Hoje, o Brasil conta com diversas linhas de financiamento destinadas à implementação de sistemas solares, com baixas taxas de juros e com um longo prazo para pagamento do crédito. Basta procurar um banco de confiança e fazer uma avaliação.
7. Energia solar deixa conta de luz mais barata
Verdade. Em meio a maior crise hídrica enfrentada pelo país e ao aumento constante nas tarifas de energia, o sistema solar fotovoltaico pode trazer grandes economias na conta de luz, reduzindo as tarifas em até 95%.
8. É preciso baterias para armazenar a energia solar
Mito. Nem sempre esse método de armazenamento por meio de baterias é necessário. No Brasil, a maioria dos consumidores que optam pela geração solar participam de um sistema de compensação que é interligado à rede elétrica convencional da concessionária, dessa forma, a energia gerada que não é consumida será injetada automaticamente na rede, gerando créditos para o cliente.
9. É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico?
Verdade. Para fazer a ligação para o uso de energia solar em um imóvel é preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região para que profissionais capacitados façam essa avaliação.
10. A energia solar não é segura
Mito. Os sistemas de energia solar são seguros e muito confiáveis, sendo projetados para suportar climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.
Em geral, existem muitas especulações sobre energia solar que muitas pessoas acreditam ser verdade, gerando desconhecimento sobre os reais benefícios da fonte. “Em casos de dúvida, a melhor opção é buscar respostas em fontes seguras, como veículos de notícias e empresas especializadas em energia solar, que tem propriedade para falar do assunto”, afirma Gabriel Guimarães, sócio fundador e diretor Comercial da SolarVolt Energia.