Com contas em dia, Prefeitura pleiteia R$30 milhões para investimentos
A Prefeitura de Minaçu enviou um projeto à Câmara de Vereadores para pleitear junto a bancos públicos um financiamento da ordem de R$30mi para investimentos na cidade. O processo, além de passar pelo crivo da Câmara, passa pelo Ministério da Fazenda, além da análise criteriosa do próprio banco, que apura a capacidade de organização das contas do município e autoriza financiamentos. Cidades de meio porte como Porangatu, Uruaçu e Gurupi, conseguiram viabilizar, através desses financiamentos, obras públicas importantes e permanentes. E estão certas, se não fosse para isso, o BNDS não tinha razão de existir.
Mas, Minaçu tem condições de receber esses investimentos?
Sim! Tem capital e tem crédito! Mas, mesmo tendo o nome limpo na praça, qualquer município precisa estar em dia com os requisitos fiscais necessários e certidões para a celebração de convênios federais. É, também, atualmente, um privilegio para o município de Minaçu. O que antes era pouco provável acontecer, dada a desorganização das contas de gestões anteriores e da irresponsabilidade delas sobre as transferências constitucionais, como a Previdência.
Tá, e para que o município de Minaçu precisa desse recurso?
Qualquer cidade precisa de investimentos. As áreas mais caras, cujo o retorno para a população é incipiente, e historicamente persistem, precisam ser revistas. A energia elétrica é a conta mais cara que, eu, você, todo mundo paga para ter. O poder público também paga. Cada minuto de poste ligado, na sua porta, na porta do seu vizinho, é você quem paga. Tudo é bem dividido e subtraído da contribuição do trabalhador ou dos itens que ele mesmo consome.
A Prefeitura Municipal de Minaçu também paga pela energia que consome, e muito caro, e não é de hoje. Manter escolas, Hospital, Postos de Saúde, órgãos públicos, ultrapassa 200mil por mês, incluindo o parcelamento de dívidas de gestões passadas, que prefeitos “esqueceram de pagar” a conta de luz do seu próprio gabinete e da cidade inteira.
De acordo o Projeto, a ideia sé dá na construção de uma Usina Fotovoltaica, ou seja, que utiliza o sol como gerador de energia limpa e mais barata, uma tendência que é mundial e prioridade para o Governo Federal atual. É gestão de futuro. Com isso, a gestões futuras economizariam os gastos, que hoje são estratosféricos, com iluminação e transformaria a economia em investimentos mais precisos, como Educação e Saúde.

Mas Minaçu tem toda essa capacidade solar?
Nem é preciso explicar! Minaçu é uma das poucas cidades do Brasil com mais 200 dias de cobertura solar. É sol o ano inteiro. O projeto também engloba financiamentos para pavimentação asfáltica.