Desmatamento do Cerrado em Goiás aumenta quase 70%; Minaçu e Campinaçu acendem sinal de alerta
Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) mostram que Goiás é o terceiro estado do país com maior índice de desmatamento do bioma durante o mês de fevereiro. Ao todo, conforme o relatório, 10.849 hectares de vegetação nativa foram desmatados no estado somente no mês de fevereiro.
Ao estratificar o dado, levantamento mostra quais cidades mais contribuíram negativamente para esse cenário – contando com o maior número de alertas de desmatamento durante o período.
São eles: Niquelândia com 145 notificações. Logo atrás seguem Ipameri e Crixás com 80 e 55, respectivamente.
Na região Norte, além de Niquelândia, lideram a lista Minaçu (47) e Campinaçu (35). Também constam na pesquisa as cidades de Caiapônia (54), Sítio d’Abadia (44), Luziânia (43) , Formosa (39) e Água Fria de Goiás (39).
Os números foram divulgados na quarta-feira (15) por meio do site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram desmatados 6.421 hectares, o número chega a representar um aumento de 69%.
Na frente de Goiás, aparecem Bahia (BA), com 22.187 hectares desmatados, e Minas Gerais (MG) – responsável pela destruição de 10.007 hectares do bioma.
*As informações são do Portal 6/Fotos aéreas da queimada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ocorrida no final de 2021. (Valter Campanato/Agência Brasil)