Entrevista: Secretária de Saúde comemora avanços da rede de atendimento em Minaçu

A Secretária de Saúde de Minaçu, Jordânia Fernandes, em entrevista ao Portal NG, falou do desempenho da rede de atendimento desde a retomada do comando do Hospital pelo município. Discorreu sobre diversos assuntos, dentre eles, as avaliações dos usuários sobre os atendimentos ofertados; os investimentos que estão sendo realizados no Hospital; os recursos captados até o presente momento e as obras que estão por vir.

Além disso, falou sobre o CAPS de Minaçu que foi escolhido para liderar um projeto em parceria com o Hospital Albert Einstein de São Paulo, que será alvo de ações da Rede Israelita. Jordânia também falou sobre a Farmácia Básica Pública e sobre a estruturação do Programa de Pré, Parto e Pós Parto. Confira:

Covid-19

Para a secretária, o principal desafio da gestão foi enfrentar o aumento dos casos da COVID-19 no município. “Houve um crescimento de casos positivados em Minaçu, o que demandou a realização de mudanças. Foi necessário, além da estruturação das unidades de saúde, a ativação e depois reativação do centro da Covid. Lá hoje são realizados todos os testes, e quando o paciente está positivado, eles são encaminhados para o hospital municipal”, diz.

“Lá [no Hospital] nós separamos a ala B que está isolada das outras áreas. E todos os pacientes são atendidos lá. É importante salientar que essa ala foi adequada para esses atendimentos, com todos os EPI’s necessários. E em relação à exames, trabalhamos com horários específicos para casos positivados, utilizando todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde”, avaliou.

Casos de dengue

Os casos de dengue em Minaçu, embora hoje em fase de controle, ainda requer vigilância. “Em janeiro e fevereiro nós tivemos um aumento, hoje está bem mais controlado”. “Existem casos ativos, mas nesse momento eles não sobrecarregam o sistema”, diz a secretária.

Farmácia Básica Pública

A farmácia básica é outro ponto de destaque, afirma a secretária. O prédio passa por uma nova estruturação para garantir mais acessibilidade, humanização e agilidade no atendimento aos usuários. “Essas adequações estão em fase final”, diz a secretária.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Para ela o sistema de apoio à saúde mental, tem sido referência na região norte de Goiás. “Devido aos nossos indicadores, o município será contemplado com um projeto capitaneado pelo Hospital Albert Einstein. Já foram realizadas três capacitações e já fizemos a assinatura do termo de adesão”, explica a secretária.

Transição da OS para o município

Para Jordânia, desde o desmembramento da OS a saúde vem trabalhando com investimentos na área da saúde pública do município. “No momento, não estamos em fase de economia, mas, sim, em fase de investimento. Quando retomamos a gestão plena do hospital encontramos muitos aparelhos deteriorados, foi necessário uma força-tarefa para recuperá-los e organizar as coisas de um modo geral. Hoje é correto de dizer que a gente está

investindo, na manutenção de equipamentos, cadeiras, poltronas para acompanhantes, aparelhos para exames, enxovais, os quais eram muito poucos”, elenca a secretária.

PPP – Pré-Parto, Parto e Pós-Parto

Sendo instalada no Hospital, a PPP é uma ala equipada exclusivamente para atendimento à mulher, antes, durante e a após o parto. “Daqui a aproximadamente 10 dias, vamos fazer a inauguração, Minaçu terá parto humanizado”, diz a secretária, como um sinal claro de que a cidade está preocupada com a não violência obstétrica. “É nesse momento que a família precisa ter todo o conforto para participar do parto. E nessa ala será possível a alguém do núcleo familiar fazer parte desse acompanhamento. Isso já é um direito de toda mãe, já está em lei”.

Recursos

Apesar de ainda incipientes, os recursos destinados a manutenção da saúde tem sido determinantes para garantir a qualidade do atendimento ofertado. “A Saúde conta com recursos oriundos das três esferas dos governos, do

Ministério da Saúde, do Estado, e a contrapartida do município de Minaçu, de forma tripartite. Contamos também com as emendas parlamentares estaduais e federais, as quais tem nos ajudado muito na aquisição de veículos, equipamentos, insumos, materiais de consumo. Com a pandemia tudo encareceu, e aquilo que era um preço antes da pandemia, hoje não é mais. Às vezes a gente não consegue efetuar uma compra por falta de matéria-prima. A medicação existe, mas a matéria-prima falta, e a gente acaba tendo que substituir por outro produto ou medicamento similar”, explica. “Hoje nós temos muitas medicações que devido à escassez de matéria-prima estão em falta. O que a gente precisa é não deixar faltar”, completa.

Saúde Básica

Para a secretária, a rede básica, a qual é composta pelas Unidades Básicas de Saúde, está em franca operação. “Na atenção primária nós estamos em 100%, há uma rede consolidada em cada unidade. Nós tivemos uma dificuldade no início para contratação de profissionais, mas agora estamos 100%, cada unidade de saúde tem o médico específico, do mesmo modo as especialidades.”

Agentes de saúde

A secretária também comentou sobre o pagamento do piso aos agentes de saúde. “A questão dos agentes de saúde está resolvida. Existe o repasse do Ministério da Saúde, referente ao Piso Salarial dos mesmos e a contrapartida do município. Os incrementos, como insalubridade, adicionais, são de responsabilidade do município. A documentação para a realização dos repasses para os nossos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias já está finalizada”, confirmou.

Qualidade do atendimento

Hoje, nós temos 98% de satisfação dos usuários da rede. Nós temos esse profissional de sondagem. E hoje o nosso maior desafio é o atendimento dos pacientes com seqüelas da Covid-19, que são as mais variadas. Por exemplo, nós temos em Minaçu um grande número de pessoas que usam oxigênio domiciliar, exatamente por essa sequela. Pessoas que precisa de atendimento fisioterápico regular. Nós temos profissionais altamente qualificados para atuarem sobre essas demandas, embora seja uma demanda enorme.

Autonomia e parceria com o município

Para a secretária, as ações do município tem tido respaldo do governo municipal, nos projetos, ações, obras e parcerias.