Equatorial terá 15 dias para apresentar balanço e plano de melhoria da energia em Goiás  

Equatorial terá 15 dias para apresentar balanço e plano de melhoria da energia em Goiás

Companhia deve apresentar resultados dos investimentos e o que fará para problemas de quedas de eletricidade sob risco de instauração de CPI na Alego

A concessionária de energia elétrica Equatorial Goiás recebeu um prazo de 15 dias para apresentar, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o balanço dos sete meses à frente dos serviços de eletricidade em Goiás e também o cronograma de metas para melhorar a prestação do serviço no Estado. A decisão foi tomada após reunião do presidente da empresa, Lener Jayme, com deputados estaduais, nesta segunda-feira, 2.

A empresa, por nota, informou que prestou esclarecimento aos parlamentares sobre as quedas de energia causadas “pelas altas temperaturas presente no país e que tem afetado o fornecimento de energia no estado”.

De acordo com o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), caso a Equatorial descumpra o acordo de 15 dias, a Casa deve seguir com o processo de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a companhia. Essa hipótese foi cogitada pelo deputado Gugu Nader (Agir), na quinta-feira, 28. Segundo ele, há apoio de parlamentares suficiente para o protocolo da CPI, ou seja, 14 assinaturas.

Peixoto, durante coletiva de imprensa, detalhou o acordo feito entre a Alego e a Equatorial no encontro. “[O presidente Lener Jayme] já nos garantiu que está trabalhando para reduzir o número de quedas de energia ainda neste ano, com comparativo 2022”, afirmou.

“Nós queremos ainda mais. Estamos aqui cobrando da empresa ações concretas, porque nós não suportamos mais tanto descaso com o consumidor. E a Equatorial vai apresentar para nós e para toda a população esse plano do que foi investido e do que será investido para a redução da queda de energia”, arrematou.

CPI da Equatorial

Bruno Peixoto assegurou que a Alego irá tomar medidas que responsabilizem a Equatorial sobre a crise da energia elétrica em Goiás. “Se não apresentarem e não forem convincentes [com as informações] para agirem [e resolver o problema], a Assembleia Legislativa dará resposta através de uma CPI, se necessário for”, finalizou.

Nota da Equatorial na íntegra

A Equatorial Goiás informa que esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, atendendo ao pedido dos parlamentares, para informar sobre os eventos causados pelas altas temperaturas presente no país e que tem afetado o fornecimento de energia no estado.

Prezando pelo seu valor transparência, a concessionária reitera que segue aberta ao diálogo com as autoridades e demais entidades para prestar todos os esclarecimentos necessários.

A Equatorial Goiás reitera o compromisso com o consumidor de manter o trabalho dia e noite e os investimentos necessários para que a melhoria no fornecimento de energia continue sendo gradativamente percebida pelo povo goiano.

 

Equatorial Goiás | Foto: divulgação