Estudante sequestrada há 10 é encontrada na Nigéria
[[{“value”:”
O Exército da Nigéria anunciou nesta quinta-feira (19) o resgate de Lydia, uma das 276 estudantes sequestradas pelo grupo jihadista Boko Haram há dez anos na localidade de Chibok, no nordeste do país.
Lydia, que está grávida, foi encontrada junto com seus três filhos perto da cidade de Ngoshe, no estado de Borno, após uma operação militar bem-sucedida. O sequestro coletivo, ocorrido em 14 de abril de 2014, gerou comoção no mundo e deu origem à campanha “Traga nossas meninas de volta”.
Ao longo dos anos, o Exército nigeriano resgatou várias das estudantes sequestradas, muitas das quais foram obrigadas a se casar com seus sequestradores. Apesar da operação de resgate, cerca de 100 jovens ainda permanecem desaparecidas.
[Legenda]©Exército da Nigéria
Embora enfraquecido pelas ações do Exército e por disputas internas com a facção rival Estado Islâmico da África Oriental, o Boko Haram continua realizando ataques no norte da Nigéria, principalmente em áreas remotas. A insurgência jihadista na região já causou mais de 40 mil mortes e 2 milhões de deslocados desde 2009.
Sequestros em massa: uma preocupação persistente
Os sequestros em massa continuam sendo uma grande preocupação na Nigéria, com a proliferação de grupos criminosos armados que atuam em estradas, residências e escolas em busca de resgates. Segundo a ONG Save the Children, mais de 1.680 estudantes foram sequestrados em escolas nigerianas entre 2014 e 2022.
Leia Também: Chefe das Forças Armadas do Quênia e outros 9 oficiais morrem em queda de helicóptero
“}]]