Fomento à mineração em Goiás

Fomento à mineração em Goiás

A Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (SIC), realiza ao longo desta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 respectivamente, o encontro Mineira-GO, que reúne mineradoras do Estado, instituições e universidades parceiras. O evento também marca o encerramento e celebração do Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO).

A programação inclui palestras, rodas de conversa e exposições e ocorrerá das 8h30 às 17 horas, em ambas as datas, no Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.

Além do deputado Lineu Olimpio, o deputado Virmondes Cruvinel também marcou presença no encontro. Nessa primeira rodada de discussões, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Joel Sant´ana Braga Filho; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito da cidade de Campos Verdes, Haroldo Soares; e o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges.

Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO)

A coordenara-geral do PERM-GO, Lívia Parreira, fez uso da palavra para explanar sobre a metodologia utilizada na elaboração do plano. Ela iniciou sua fala destacando que o plano tem grande representatividade, contemplando o grande minerador, o micro minerador e até os artesãos em joias.

Em Campos Verdes, o tema do encontro foi a sustentabilidade e integração das cadeias produtivas. Em Alto Horizonte, a pauta foram os minerais estratégicos e transição energética. Outros municípios também contribuíram, como Niquelândia, Minaçu e Pirenópolis. Ela também demonstrou os principais minérios existentes em Goiás e em quais regiões são mais abundantes.