Ian da Samina: “Eu tenho muito orgulho do trabalho e dos avanços que fizemos até aqui”
Coluna Opinião do Portal NG – Ian da Samina (PSD) foi o entrevistado desta segunda-feira, 16, na Sabatina que a Rádio Serra da Mesa promove com candidatos a prefeito e vice-prefeito em parceria com o portal NG. Ian, falou de temas substanciais, como educação, saúde, infraestrutura, social, saneamento básico. Ele é atual secretário de Desenvolvimento Rural e candidato à reeleição como vice-prefeito na chapa de Leréia (PSDB). Por isso, o tema inicial não podia ser outro:
DESENVOLVIMENTO RURAL
O primeiro tema abordado com Ian foi o desenvolvimento rural e o apoio do governo municipal ao homem do campo. Sobre o processo de construção de pontes na zona rural, Ian disse que mais de 70 delas foram construídas e/ou reformadas em todo o território rural do município. “Aramos o solo, fizemos curvas de nível, silamemto das lavouras, arrumamos o transporte de calcário, demos acessibilidade às propriedades. Desse modo, quase 2mil atendimento ao produtor rural. Eu tenho a convicção de que fizemos muito, e vamos fazer mais”, disse. “Mais que isso, nós aproximamos a gestão municipal do homem do campo”.
Sobre o projeto Lavoura Comunitária, Ian explicou que o governo do Estado, embora atento às demandas da zona rural, estacionou a parceria do programa com os municípios e com os lavradores. “Era ele [Estado] quem fornecia as sementes, os adubos, e hoje não existe mais essa parceria em nenhum lugar de Goiás”. “Mas nós sabemos a importância das lavouras, e uma vez retomada a parceria, Minaçu vai entrar como parceiro”, disse. Ian falou de uma das pontes mais importantes da zona rural, no Rio Cana Brava, que vai encurtar a distância entre as regiões limítrofes ao Distrito de Cana Brava e os assentamentos. Apesar de ter feito um trabalho amplamente reconhecido na área rural, Ian afirmou que, caso eleito, a decisão será do prefeito eleito de mantê-lo no comando da pasta, ou a ele posto liderar outro desafio. “Por enquanto, o que importa é a vitória do nosso prefeito”.
EDUCAÇÃO
O segundo tema foi educação, Ian enumerou série de adequações porque passara a educação no município, ao iniciar pelo pagamento do funcionalismo em dia, das progressões acordadas e pagas com a categoria, e com a reestruturação do ambiente escolar através da reforma de escolas no município. Ian falou dos esforços da gestão municipal para quitar dividas caducadas por gestões anteriores: como o Minaçu PREV, mais de 15 mi, e a Enel, mais de 45 mi.
“Eu vejo o candidato da oposição falando sobre escalonamento. Minaçu já paga o escalonamento. Do que ele ta falando?” questionou . A educação ficou quantos anos sem ter reajustes, 9 anos sem reajustes? Disse. “Porque não fizeram lá atrás”, questionou, novamente.
OS. DISFARÇADA DE TERCEIRIZAÇÃO
Em relação a saúde, o primeiro assunto abordado foi a proposta da oposição a chapa de Ian, que afirma que, se eleitos, contratarão uma empresa para administrar o pessoal da saúde, em regime CLT, mas sem chamá-la, precisamente de OS. “Ou a gestão [em saúde] é do município ou não é”, retrucou. Ian afirmou que a equiparação dos cargos e salários dos trabalhadores da saúde virá por meio de concurso público, com respeito as pisos das categorias. Ian também destacou a disposição de 1 médico para cada posto de saúde, o sistema de atendimento médico domiciliar. “É comodidade para a família que tem um ente acamado, que leva o que for preciso, oxigênio, curativos. Temos uma UTI móvel para qualquer eventualidade”, pontuou.
SERVIDORES
Para os servidores públicos, Ian afirmou que o Concurso será planejado de forma consciente sobre a demanda do município.
PONTO ALTO
O Jardim Floresta – também esteve na pauta da entrevista, Ian foi mais elucidativo ao explicar que o abastecimento de agua é de responsabilidade da Saneago, e que de forma paliativa, a prefeitura vem abastecendo as residências de forma temporária, e que, no momento do vídeo em que Roger aparece dizendo que os “bicos” d’águas estavam vazios: era que a própria Saneago, naquele momento, havia, interrompido o enchimento da caixa que abastece as torneiras.
Ian falou de diversos assuntos, e foi bastante preciso nas respostas. Preparado para falar de qualquer tema, o atual vice-prefeito demonstrou que entende e comunga dos desafios do município. A entrevista completa você confere nesta quarta-feira, aqui no site.
Danillo Neres,
jornalista, para Coluna Opinião do Portal NG
O próximo convidado é Lúcia Barbosa, nesta terça-feira, 17, a partir das 12h10.
Como foram comunicados?
Cada candidato, por meio de seus coordenadores de campanha, recebeu individualmente um ofício com detalhes de suas participações e o convite reafirmando a importância do debate de propostas para o fortalecimento de ideias para o desenvolvimento coletivo do município. A Justiça Eleitoral também foi informada sobre a realização da Sabatina, como preconiza as regras da legislação eleitoral.
Como funciona a Sabatina?
Num formato bem diferente de um debate convencional, a sabatina é, na verdade, um bate-papo. Mais leve, a sabatina ocorre com a presença de somente um dos candidatos. E apresentadores/moderadores e participação de ouvintes.
O candidato pode escolher entre dois temas que ele mesmo buscou na urna. Um dos temas ele pode devolver para urna. A pergunta é formulada por um dos jornalistas. Saúde, Educação, Servidores, Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Rural; Assistência Social, Previdência, Esportes, Lazer, Juventude, Qualificação e Ensino Superior, Meio Ambiente, Emprego e Renda, entre outros.
.Confira quem serão os moderadores/entrevistadores e a minibiografia dos jornalistas participantes:
Confira o spot de divulgação: