IEL realiza torneio de planejamento para fornecedores em Minaçu
IEL realiza torneio de planejamento para fornecedores em Minaçu
O IEL Goiás mobilizou 27 empresas localizadas em Minaçu, no Norte Goiano, a 503 quilômetros de Goiânia, para participar de competição destinada a incentivá-las a otimizarem sua atuação na região por meio do Programa Avançar, promovido em parceria com a Mineração Serra Verde, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
O 1º Torneio Estratégico para Fornecedores terminou com premiação aos vencedores, realizada no dia 23 de novembro, na sede da Unidade Integrada Sesi Senai Minaçu.
“Promovemos a gameficação neste segundo ciclo do Programa Avançar (o primeiro de capacitações) para incentivar as empresas a cumprirem as tarefas estabelecidas durante os cursos de capacitação. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pelos fornecedores, que se dedicaram muito e já podem colher os frutos dessa evolução. Todos foram vencedores nesse processo, que pretendemos continuar promovendo nos próximos anos”, comemorou a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia Silva.
“Neste ano em que a Serra Verde completa 15 anos, vejo como um passo fundamental essa parceria com o IEL para o desenvolvimento do Programa Avançar. Tem um potencial gigantesco de desenvolver e contribuir muito para a região. Essa é a primeira de várias etapas importantíssimas dessa transição energética pela qual o mundo passa e é muito bom ver a evolução dessas empresas, muitas das quais têm 15, 20 anos de vida”, avaliou Bruno Rovetta, gerente de suprimentos da Serra Verde.
O jogo
Uma das etapas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), desenvolvido pelo IEL, consiste na capacitação das empresas fornecedoras da região. Durante o segundo semestre deste ano, foram realizados os cursos de Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, ministrados por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), além das palestras sobre Saúde e Segurança do Trabalho e Compliance. Ao todo, foram 44 horas de capacitação e 96 horas de consultorias prestadas pelo IEL neste ciclo.
Vários critérios foram adotados para a avaliação das empresas participantes, divididas em três grupos, com nove integrantes. Cada grupo teve metas a serem cumpridas, relacionadas à missão, à visão e aos valores das empresas, análises internas e externas (Swot), além da frequência nas capacitações. “Cada tarefa tinha uma nota e um peso diferentes. Os empresários e representantes das empresas compraram a ideia e tornaram esse ciclo ainda mais interessante”, ressaltou o analista de PDF do IEL Goiás, Blendo Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Serra Verde.
Nove empresas formaram o Grupo 2, vencedor da competição com 3.770 pontos: Aparecido Autopeças, Castro Restaurante, Elite Gases, GNB, Hotel Cadore, L& A Eventos, LV Ambiental, Mercabox e Mundial Móveis.
“Eu agradeço ao IEL e à Serra Verde pelo projeto e por essa oportunidade. A gente passa a ver nossa empresa com outros olhos, entendendo que sabemos bem menos do que achamos que sabemos. Isso ajuda muito e faz com que a gente procure cada vez mais consultorias e capacitações”, disse Patrícia Borges de Castro, sócia-administradora do Castro Restaurante.