Itaú e Caixa colocam clientes em filas do lado de fora; Bancos sugerem que não há perspectiva de mudança
Os bancos de Minaçu já são conhecidos por deixarem os clientes em filas gigantes do lado de fora das agências – na chuva ou no sol quente. Na pandemia, a situação se agravou devido ao distanciamento social, mas agora, com o retorno gradativo à normalidade as filas continuam, embora o atendimento dentro da agência tenha se normalizado.
Funcionários públicos, idosos, beneficiários de programas sociais, clientes de um modo geral não tem alternativa a não ser esperar em filas do lado de fora. O Portal NG apresentou às superintendências nacionais fotos do que acontece em Minaçu e solicitou aos bancos uma resposta sobre a perspectiva de melhora no atendimento na região.
O Itau Unibanco se limitou a dizer que “tem adotado uma série de medidas para desacelerar a propagação da covid-19” e que orienta os clientes “priorizem o uso de canais digitais, como site e aplicativos, enquanto perdurar a pandemia”. O Itaú porém se esquece de clientes idosos, pessoas com deficiência e pessoas comuns que não tem aparelhos digitais ou internet em casa.
Já a Caixa se prontificou a dar respostas mais detalhadas sobre o caso, afirmou que o banco ampliou o número de colaboradores para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial na agência de Minaçu, por concentrar os maiores números de pagamento dos benefícios sociais.
De acordo com a Caixa, meia hora antes da abertura oficial da agência é iniciada a recepção qualificada, o atendimento aos clientes preferenciais e a entrega das senhas. Todos os clientes que chegam durante o horário de funcionamento são atendidos no mesmo dia.
Embora já tenha feito qualificações, a organização do atendimento da Caixa e do Itau continua sendo feito do lado de fora da agência.
Vejam o que diz a Caixa
Em resposta à sua solicitação de nota, referente à Agência Minaçu, segue nota resposta:
A CAIXA informa que permanece realizando ações para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Nesse sentindo, o banco ampliou o número de empregados e colaboradores para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial nessa agência, por concentrar os maiores números de pagamento dos benefícios sociais.
A Agência Minaçu (GO) funciona das 10h às 15h, sendo que meia hora antes da abertura oficial é iniciada a recepção qualificada, o atendimento aos clientes preferenciais e a entrega das senhas. Todos os clientes que chegam durante o horário de funcionamento são atendidos no mesmo dia.
Adicionalmente, o banco informa que seguem vigentes os protocolos de prevenção à Covid-19. Desta forma, o acesso ao interior da unidade fica limitado à 50% da sua capacidade.
A CAIXA assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais.
Para maior comodidade dos clientes, seguem abaixo endereços da rede lotérica no município:
■ Lotérica Trevo da Sorte: Av. Maranhão, 1157, Centro;
■ Lotérica A Milionária II: Av. Maranhão, 868 – Centro;
O banco possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros (a relação completa pode ser consultada na página www.caixa.gov.br/
Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111.
Mais informações sobre o atendimento da CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco:
Veja o que diz o Itaú
O Itaú Unibanco informa que, por conta da pandemia, tem adotado uma série de medidas para desacelerar a propagação da covid-19, tais como: instrução para distanciamento de 1,5 metro entre pessoas, limitação de quantidade de pessoas no interior das agências, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel nas unidades. O Itaú enfatiza a orientação para que os clientes priorizem o uso de canais digitais, como site e aplicativos, enquanto perdurar a pandemia.