Marconi: “Caiado está destruindo a UEG” ao desmontar cursos no interior
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disse nesta segunda-feira, 11, por meio de suas redes sociais, que o governador Ronaldo Caiado (DEM) está “destruindo a UEG” ao reduzir o número de cursos no interior do Estado. Ele replicou uma matéria do Portal Mais Goiás em que afirma que a UEG corre o risco de fechar mais unidades. O ex-governador subiu o tom: “A UEG é um patrimônio dos goianos e uma marca forte dos nossos governos. Através dela, milhares de jovens realizaram o sonho de cursar o ensino superior. Como governador, levei nossa UEG aos mais diversos cantos de Goiás. Os menos favorecidos que não tinham condições de estudar em Goiânia passaram a contar com uma faculdade perto de sua casa”.
Reportagem do Portal Mais Goiás revela que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem sofrido com o déficit de professores efetivos, e por isso corre risco de perder diversos cursos, e por consequência fechar algumas das unidades espalhadas em 39 municípios do Estado. Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (Adueg – Seção Sindical do ANDES), situação se agravou depois que foi estabelecido o critério para que haja 75% dos professores efetivos para manutenção dos cursos.
De acordo com a representante da Associação, Juliana Vasconcelos Braga, diversas unidades do interior vão fechar as portar ou excluir cursos do quadro de ensino. “Não tivemos vestibular para vários cursos em 2019, 2020 e 2021. No caso da minha unidade, que fica em Itumbiara, o curso de pedagogia não teve vestibular no ano passado e neste ano. Com isso muitos dos nossos cursos serão descontinuados exatamente nessas unidades que ficam nas regiões mais distantes da capital”, conta.
Em Minaçu novos vestibulares foram interrompidos desde 2020. A tendência é que a unidade encerre as atividades após a conclusão das turmas atuais.