Minaçu é contemplada em Edital e pode receber canal de TV com programação local

A vereadora e presidente da Câmara de Minaçu, Gilvânia Márcia, vem liderando uma forte articulação para trazer a Minaçu a primeira emissora de TV Digital com programação local. Isso porque o Ministério das Comunicações concedeu direito de outorga ao município para transmitir o sinal da Rede Legislativa. E como parte da programação: a veiculação de conteúdos locais, como notícias, jornais , entretenimento, cobertura de eventos, entrevistas e utilidade pública. Instituiçao parceira, a Prefeitura de Minaçu entra na grade da programação com conteúdos diversos e informativos.

Nesta quinta-feira, 06, por meio de uma videoconferência, a presidente realizou uma reunião com setores estratégicos da TV Câmara Nacional em Brasilia:  Adriana Anselmo,  da Coordenação de Gestão Administrativa da Emissora  e Daniella André, Analista da Coordenação Administrativa e de Jornalismo da TV . A ideia é entender os primeiros passos para o início das transmissões, o funcionamento diário da programação, os formatos, horários, e as condições técnicas do Edital 222/2024/MCOM – esse com a qual Minaçu foi comtemplado.

Durante a reunião, o ministro de Comunicações do Governo Federal, Juscelino Filho, que elogiou a iniciativa de organização da Câmara de Minaçu, disse: A missão do Ministério das Comunicações é de ampliar o acesso a TV gratuita e de qualidade em todo o país, levando mais entretenimento e cultura a todos os brasileiros. Cumprindo com o nosso objetivo de não deixar ninguém para trás, Minaçu poderá contar com mais opções de canais públicos e privados, contribuindo no acesso à informação de toda a população, por meio do programa Brasil Digital”, disse ao Portal NG, o ministro que cuida da disposição de recursos e equipamentos para a difusão do sinal aberto.

A reunião

De Minaçu, participou da reunião o publicitário, Benevald Costa, Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Minaçu. E, Danillo Neres, jornalista da Câmara em Brasília, que organizou o encontro no sentido de acelerar os processos, dessa que poderá ser a primeria emissora de TV Digital aberta, com programação local, em Minaçu.

De acordo com a TV Câmara, os próximos passos residem na disposição de equipamentos, parlalelamente, na condução de um projeto de conteúdo pretendido e seus horários. O grupo de Minaçu e de Brasilia pretendem realizar uma visita técnica nos próximos dias para conhecer a estrutura da TV e as experiências de outras cidades que hoje já transmitem programações regionais, por meio da parceria.

Confira o Edital, clicando abaixo:

EDITAL Nº 222_2024_MCOM – EDITAL Nº 222_2024_MCOM – DOU – Imprensa Nacional (4)