Minaçu registra mais de 250 notificações de “gatos” de energia elétrica em 2024
Os “gatos”, ou, os “furtos” de energia elétrica são ligações clandestinas na rede que visam desviar total ou parcialmente o fluxo de eletricidade ou o controle sobre o consumo utilizado por um consumidor. Em Minaçu, mais de 250 notificações de “gatos” de energia elétrica foram registrados em 2024. Em Porangatu, cuja a densidade populacional é 53.9% maior, 210 notificações foram registradas.
Em todo o Estado, a Equatorial, além das notificações que recebe e investiga, realiza constantes operações de fiscalização com apoio da Polícia Civil. Até a primeira semana de dezembro, em todo o Estado, foram 287 operações e 157 prisões.
“No norte do Estado, neste ano, mais de 50 operações de fiscalização já resultou na prisão de 21 pessoas. Importante enfatizar que o furto de energia, além de ser crime com pena prevista em reclusão e multa, prejudica diretamente a qualidade de fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população”, disse, ao Portal NG, o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Goiás, Herson Gomes da Cruz.
Em 2023, quase 200 mil estabelecimentos e imóveis foram inspecionados pela Equatorial e, em 35% dos casos, foi constatado furto de energia. O volume de perdas não técnicas, que são causadas principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watt-hora, quantidade suficiente para fornecer energia para toda a cidade de Goiânia durante dois meses.
Os furtos, de toda natureza, encarecem a tarifa dos outros usuários. Embora cada Estado possua uma alíquota diferente de incidência sobre a conta dos consumidores finais, os brasileiros pagaram até 13,4% a mais por causa dos furtos na rede elétrica no ano passado, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
Os consumidores podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.
Foto: Equatorial/Divulgação/Operações realizadas em Goiás