Minaçu vai continuar vacinação de adolescentes acima de 12 anos

A Secretaria de Saúde do município de Minaçu informou que manterá o cronograma de vacinação de adolescentes, mesmo após o Ministério da Saúde recomendar a suspensão da campanha para este público, por meio de uma nota técnica publicada nesta semana.

Atualmente, em Minaçu, a vacinação está disponível para o público em geral de adolescentes a partir dos 15 anos.  A confirmação é da secretária de Saúde do município, Jordânia Fernandes Lima.

Nesta semana, o Ministério da Saúde voltou atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades e passou a orientar que não seja realizada a vacinação deste grupo. A nova orientação contraria uma outra nota publicada pela pasta em 2 de setembro recomendando a aplicação do imunizante.

Nem todas as cidades, porém, irão seguir a nova recomendação e manterão a vacinação para os adolescentes sem comorbidades.

O que diz Anvisa e SBP?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu nota na qual se manifesta favorável à continuidade da vacinação para adolescentes, ao mesmo tempo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz não ver razão para mudar as condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer/BioNTech. Os dois órgãos engrossam a lista de entidades contrárias à recomendação do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes sem comorbidades.

 

Foto: Roberto Jimenez Mejias