MINERAÇÃO – Em Minaçu, Serra Verde inicia produção de terras raras e Sistema Fieg reforça atendimento

MINERAÇÃO – Em Minaçu, Serra Verde inicia produção de terras raras e Sistema Fieg reforça atendimento

Com o anúncio pela Mineração Serra Verde, no começo deste mês de janeiro, do início da produção comercial do concentrado misto de terras raras da fase 1 de seu depósito Pela Ema, localizado em Minaçu, no Norte de Goiás, a 500 km de Goiânia, o Sistema Fieg potencializa o atendimento à companhia, por meio do amplo e diversificado portfólio de soluções de expertise do Sesi, Senai e IEL.

A estimativa é de, no pico da operação, atingir uma produção de, pelo menos, 5 mil toneladas por ano de óxido de terras raras – utilizado na fabricação de ímãs permanentes de alta eficiência, necessários para motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas.

O Pela Ema é um grande depósito de argila iônica, com vida útil longa, que contém proporção elevada de terras raras pesadas e leves de alto valor, principalmente neodímio (Nd), praseodímio (Pr), térbio (Tb) e disprósio (Dy), essenciais para a transição energética. Com isso, a mineradora tem desenvolvido estudos visando aumentar a capacidade da fase 1 na região, por meio da otimização da planta. Igualmente, avalia o potencial para uma nova expansão (fase 2), que poderá dobrar a produção bruta antes de 2030.

Com contratos de compra já estabelecidos para uma grande parte da produção planejada, a Serra Verde também tem como objetivo ser a fornecedora mais sustentável de terras raras do mundo, aproveitando as credenciais superiores de sustentabilidade de suas operações e com base em padrões operacionais de classe mundial.

Parcerias

Parceira de primeira hora no projeto Pela Ema, a Unidade Integrada Sesi Senai Minaçu, com mais de três décadas de atuação na Região Norte Goiano, iniciou este ano atendimento à Mineração Serra Verde por meio de projeto de educação básica destinado a filhos dos trabalhadores da mineradora e à comunidade local, informa o diretor da escola, Josué Teixeira de Moura. Ao todo, serão disponibilizadas 400 vagas para estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio (primeira série), cujo início se dará nas dependências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Minaçu.