Parceria: Mineração Serra Verde premia alunos do Proerd autores das melhores redações
Em parceria com o município de Minaçu, a Mineração Serra Verde é a nova apoiadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem como objetivo educar crianças e adolescentes em fase escolar quanto aos riscos do uso de substâncias ilícitas, evitar violência e resistir às pressões diretas ou indiretas.
Na formatura, que ocorreu em 28 de junho no Centro Social e Catequético Santa Paula Frassinetti, 243 alunos de quatro escolas municipais da cidade receberam a certificação após a conclusão do ciclo I do curso e, os autores que elaboraram as três melhores redações com o tema “O que aprendi com o Proerd” ganharam bicicletas fornecidas pela Mineração Serra Verde.
Por meio de aulas semanais, que são ministradas por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades, os alunos recebem conhecimentos para auxiliá-los em tomada de decisões seguras e responsáveis, tornando-os capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em diversos aspectos de suas vidas. Após o período de conclusão das aulas, com duração de dois meses, os jovens que concluíram integralmente as atividades propostas e se mantiveram “seguros, saudáveis e responsáveis” participaram da cerimônia de formatura com a presença de familiares e professores.
“Reconhecemos o importante papel desenvolvido pelo Proerd para o futuro de tantos jovens e, por isso, com muita alegria, apoiamos esse programa tão importante. Sabemos que o impacto dessas aulas vai além do ensinamento pessoal para cada aluno porque os pais também aprendem a lidar, de forma mais clara, com assuntos tão delicados dentro de suas casas”, afirma Herta Torres, Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social Corporativa da Serra Verde e que esteve presente na cerimônia para a entrega das bicicletas.
O Proerd, que foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, e teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Em Minaçu, as iniciativas ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desde 2006, atingindo cerca de 20% da população da cidade.
A Mineração Serra Verde (SVPM) foi fundada com o objetivo de desenvolver o primeiro projeto de terras raras críticas com baixo custo e de classe mundial no Brasil, a ser implantado no município de Minaçu, Estado de Goiás. Com previsão para início das operações ao longo de 2022, a SVPM já foi premiada pelo desenvolvimento da rota de processo menos poluente e de menor custo para aproveitamento de óxidos de terras raras, que são formados por 17 elementos químicos da tabela periódica.