O que se sabe e o que falta saber sobre o assassinato de 6 pessoas em uma universidade na Rússia
Regras de posse de arma na Rússia são relativamente rígidas, mas mesmo assim o assassino, de 18 anos, conseguiu um registro. Atirador deixa mortos e feridos em campus universitário na Rússia
Um homem de 18 anos entrou no campus da Universidade de Perm, na Rússia, matou 6 pessoas e feriu outras 20 nesta segunda-feira (20).
Ele foi ferido e preso, mas ainda há algumas questões que não foram respondidas —entre elas, como o assassino conseguiu passar pelos mecanismos de controle de venda de armas na Rússia, que são relativamente rígidos.
Alunos da Universidade de Perm após o ataque ao campus, em 20 de setembro de 2021
Associated Press
“Um estudante que estava em um dos edifícios da universidade abriu fogo contra as pessoas ao seu redor”, informou o Comitê de Investigação Russo, responsável pelas investigações mais importantes do país.
Durante o ataque, os estudantes, professores e funcionários da Universidade de Perm se trancaram nas salas. Alguns deles pularam das janelas do segundo andar.
Alunos pulam das janelas de universidade durante tiroteio na Rússia
Por que o homem matou pessoas aleatoriamente?
O governo da Rússia afirmou que provavelmente o assassino é uma pessoa perturbada, mas não fez mais nenhum comentário. Há indicações de que foi um crime de ódio.
Houve eleições parlamentares na Rússia, mas não há nenhuma indicação de que esse crime tenha alguma relação com a votação.
O que aconteceu com o assassino?
A porta-voz da universidade, Natalia Pechishcheva, disse inicialmente que o assassino havia sido “eliminado”, mas, depois, ela afirmou que ele foi preso. Segundo a agência Reuters, ele foi levado a um hospital.
Policiais em direção à Universidade de Perm, na Rússia, onde um homem matou 6 pessoas no dia 20 de setembro de 2021
Associated Press
Como o assassino conseguiu comprar a arma?
A arma foi comprada legalmente, em maio, mas a Rússia tem regras rígidas sobre compra de arma. É preciso passar por um exame psicológico. Nos primeiros meses, como teste, a pessoa só pode ter uma arma de cano liso, que tem menos precisão. As pistolas são quase restritas a ex-militares.
Em maio, o presidente Vladimir Putin decidiu restringir ainda mais a posse de armas (só os maiores de 21 poderão ser donos de armas), mas essas novas regras ainda não entraram em vigor.
Quantas pessoas ficaram feridas?
Um comitê de investigação disse que 28 pessoas ficaram feridas. Entre essas, algumas foram hospitalizadas. O Ministério da Saúde da Rússia disse que 19 foram atingidas por balas. Não está claro ainda como os feridos que não foram baleados se machucaram.
Outros ataques
Os ataques a tiros em escolas ou universidades eram raros na Rússia, mas se tornaram mais frequentes nos últimos anos.
O país tem uma legislação rigorosa de controle de armas — e tornou-a ainda mais rigorosa devido a esses ataques.
Putin afirma que os incidentes são um fenômeno importado dos Estados Unidos e um efeito perverso da globalização.
No último ataque, em 11 de maio, um jovem de 19 anos abriu fogo contra uma escola de Kazan, no sudoeste do país, e matou nove pessoas.
No mesmo dia, o presidente russo ordenou uma revisão das normas sobre o porte de armas, pois o assassino tinha permissão para o uso de uma arma semiautomática.
Veja os vídeos mais assistidos do G1