Em 3 anos e meio, Leréia cumpre 80% das propostas de seu plano de governo
Apresentado em 2020, o Plano de Governo construído pela coligação PSDB, MDB, PC do B, PDT e PSB, já obteve de forma preliminar 80% de execução em três anos e meio de gestão. Algumas propostas estão em fase de execução, outras concluídas, outras ainda não iniciadas, ou iniciadas parcialmente.
Conforme levantamento do Portal NG, 80% das propostas elencadas foram concluídas, ou foram respeitadas, quando se refere a uma defesa. Além do texto, enquanto candidato, o prefeito Carlos Alberto Leréia também fez promessas nos debates, em sua propaganda eleitoral e em entrevistas.
Em todos os tópicos do Plano reside a defesa do servidor público, responsável pela execução e manutenção das ações correspondentes. O que na prática ocorreu através dos salários do funcionalismo rigorosamente em dia além da realização de processos seletivos para qualificação da gestão pública.
Na área da Educação, a valorização dos profissionais da Educação é conferida através do amplo diálogo que resultou em reajustes anuais, que já somam 21% de consolidação além do acordo para o pagamento do Piso Nacional da Educação. No plano, também há execuções como: formação continuada dos profissionais da educação e a continuidade de projetos e ações como: Congresso Municipal de Educação, Criarte, English Musical Festival; reformas de escolas no campo e na cidade.
Além disso, o plano previa a manutenção e conservação dos transportes Escolares; manutenção e conservação das unidades de Ensino; modernização, o que resultou inclusive na construção de uma nova escola, o CMEI Verônica Mesquita, na Rua 19. Além da aquisição e manutenção de equipamentos e recursos tecnológicos da Secretara da Educação e de todas as unidades de ensino, além de fornecer uma merenda escolar de qualidade e mais saudável, com produtos da agricultura familiar; Buscar parcerias com escolas que tenham Cursos Profissionalizantes; Implementar inclusão digital; Cumprir as metas do IDEB; Garantir e ampliar a EJA (Educação de jovens e adultos) e assim melhorar a taxa de alfabetização do município. Nesta área, a gestão ampliou o número de menores aprendizes através de uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi.
Destaques: reforma e ampliação das escolas Dona Isaura, Darcy Lopes, das escola JD dos Sonhos, colégio São Lucas, Raios de Sol, Crescer Dois, Jovino Seabra e Reforma da Biblioteca Municipal.
Como proposta ainda não conclusa ou conclusa parcialmente: a Implantação da Educação em tempo integral e curso pré-vestibular e buscar junto ao Governo do Estado mais cursos para unidade da UEG de Minaçu;
A primeira ação do plano se diz sobre Humanização da Saúde Municipal: “A gestão do Hospital Municipal será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, não contando com os serviços de organização social (OS)”. Nos primeiros 8 meses de governo, a OS que regia o Hospital, foi destituída, resgatando a gestão hospitalar ao município.
Outro ponto seria estimular ampliação do Atendimento Ambulatorial e a contratação de cardiologista. No primeiro quesito, houve reforma do Hospital e a criação de uma Sala de PPP (Pré-Parto e Pós-Parto), além disso, como observado, houve melhoria dos serviços de atendimento de doenças tropicais e portadores de doenças psiquiátricas.
Outra proposta reside na promoção da atenção integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção contra câncer de mama, dos idosos, das crianças e dos portadores de doenças crônicas, com ênfase na população de maior vulnerabilidade; Há, portanto, atendimento aos portadores de diabetes e hipertensão; Ônibus da saúde itinerante para a realização de procedimentos em Goiânia.
A farmácia foi decentralizada; Há, também, na rede, o atendimento odontológico de pacientes com dores iniciais; e houve a contratação de odontólogo e a criação de um laboratório de prótese dentária. Em parceria com o Governo Federal, houve a construção de várias academias de saúde.
Destaques: Quase 2000 cirurgias realizadas no hospital municipal; construção e inauguração da sala PPP, pré-parto, pós-parto; campanhas periódicas de vacinação, entre outros. Estruturação da parte odontológica nos postos de saúde, onde tinham apenas 3 odontólogos e depois da estruturação os 7 postos tem odontólogos;
Como proposta ainda não conclusa ou conclusa parcialmente: implantação de novos procedimentos, como a realização de cirurgias por vídeo (laparoscopia) e convênios para realização de exames de alto custo (ressonância magnética).
Na área da Promoção Social o suporte às pessoas carentes é sintetizado através da promoção e ampliação de programas sociais, cujo o objetivo é dar autonomia social para a superação de problemas familiares de sobrevivência. A pasta neste quesito promoveu oficinas, treinamentos e cursos profissionalizantes às famílias de baixa renda; e foram mantidas as atividades no centro de referência de Assistência Social (CRAS); a ampliação das atividades no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); entre outros.
Promover e valorizar a cultura local; Este também foi um ponto do programa que deu destaque ao Projeto da Praça da Juventude. Como ponto central de propostas resolutas estão: a implantação de Academias ao Ar Livre; reestruturação da Praia do Sol e incentivo a eventos esportivos e a construção de Praças, como a Praça do Pereirão, a Praça do Filó, a do fim da Avenida Amazonas.
Um dos destaques: A construção da Praça da Juventude, obra da ordem de 4 milhões. Resgate de eventos como Festa Agropecuária e eventos culturais. Como o desfile contou a história de Minaçu, com carros alegóricos, bandas, coreografias, e homenagens a pioneiros do município.
Um dos pontos centrais do Plano, reside na revitalização da trafegabilidade do município. Nesse quesito, todos os bairros da cidade tiveram obras de infraestrutura, seja através do recapeamento à retirada total do asfalto antigo, e substituição por asfalto novo.
Neste quesito, os pontos de execução foram: o asfaltamento do setor Ilson Vaz; asfaltamento de parte do setor Vila Nova; Asfaltamento da rua Palmas no setor Serrinha; Asfaltamento do Setor Vila Manchester; Asfaltamento do Setor Marajoara 2; Asfaltamento das ruas do Beco 1, rua do Beco 2 e rua do Beco 3; Asfaltamento de várias ruas do Setor Nova Esperança; Asfaltamento da avenida 14 de Maio, que dá acesso ao setor JD Floresta; Construção da ponte da Rua 20; Construção de rede de captação de água pluvial, mais de 70 manilhas no setor Ilson Vaz; Abertura da rua 7 e da avenida Getúlio Vargas no setor Vila Manchester; Construção de rede de captação de água pluvial, 125 manilhas no setor Vila Manchester; Construção de rede de captação de água pluvial, 100 manilhas no JD Floresta; além das construções de mais de 20 bueiros.
Conforme o plano, a Prefeitura se proporia a reivindicar do Governo do Estado à conclusão da rodovia que liga o Distrito do Filó a divisa com o Estado do Tocantins;
Além disso, houve a revitalização de canteiros públicos, a instalação de letras-bloco iluminadas, na estrada da cidade e na Praia do Sol, entre outros.
PARCERIAS ETRUTURAIS
Fortalecimento de todos os conselhos municipais, com independência e participação efetiva na administração, inclusive através de aquisição de veículos e materiais de escritório.
Parceria com o Sindicato dos Funcionários da Sama, Sindicato Rural, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Sindicato do servidor público municipal, entidades de classe, empresários, associações, câmara Municipal e igrejas de Minaçu para implantação de um amplo projeto de desenvolvimento para a nossa cidade. Implantação de um distrito agroindustrial; Buscar junto ao Governo Estadual novas linhas de crédito para apoiar o empresariado local; Ampliar o atendimento da Casa do Empreendedor e buscar parceria da SEBRAE, Governo do Estado e Federal para implantação de novo projetos; Desenvolver políticas de incentivo para criação de cooperativas em Minaçu, como a implantação da indústria da confecção e outras; Fortalecer e ampliar a parceria com o SENAI para ofertar mais cursos profissionalizantes para a população;
Na area da Agricultura, Pecuária e piscicultura, o principal foco, de acordo com o plano, é garantir acesso digno das populaçoes às suas comunidades. Para isso, houve a manutenção periódica de estradas vicinais e acessos às propriedades rurais, alem da construçao de mais de 40 pontes, a exemplo, Construção da ponte do Rio Traíra, Construção da ponte do Rio 2 de Junho; Reconstrução da ponte sobre o Córrego do Meio; Reforma da ponte do Zé Coelho no Capão Solto; construção da ponte de concreto na região da Mata do Café ( região dos Barbosa); reconstrução da ponte concreto sobre o Córrego Grande que estava comprometida desde 2012; construção da ponte de concreto na estrada próximo ao Filo, indo para a terra do Borginho e outros moradores; reforma e construção de pontes de madeira em várias partes do município; construção de muitos bueiros na zona rural.
Outro ponto executado foi a utilização de máquinas e implementos agricultura para o desenvolvimento da agricultura familiar; Apoiar políticas de apoio e incentivos aos agricultores e toda da cadeia produtiva para implantação na produção e no processamento dos derivados de leite, carne, aves, ovino caprinos, peixe, mel, frutas, derivados da mandioca, cereais, doces e toda produção local; Composição no quadro técnico da secretaria de agricultura, a fim de implantar e fomentar novos projetos de piscicultura. Atendimento ao pequeno produtor, mais de 480 produtores atendidos com aração de solo, transporte de calcário, realização de silos de milho, capiaçu e cana; entre outros
Como proposta ainda não conclusa ou conclusa parcialmente: a Construção do Mercado Municipal direcionado a uma feira permanente da agricultura familiar.
Uma das áreas que formam amplamente alvo de investimentos é o Turismo: A começar pela reeestruturaçao da Praia, com agora seu projeto permanente de esgotamento, à promoção de eventos de grande porte. As festas agropecuárias resgataram a programação a nível nacional e o calendário de eventos começou a se posicionar no norte do Estado.
Além disso, um dos pontos do Planos, é criar e apoiar eventos que gerem potencial turístico para o município, como eventos náuticos, torneio de pesca esportiva, festa do Filó, réveillon e carnaval fora de época na Praia do Sol, e outros eventos que possam incluir Minaçu no Calendário Nacional de Eventos no MTUR.
Pouco depois, o reconhecimento veio em forma de certificado nacional concedido pelo Ministério do Turismo onde insere Minaçu no mapa turístico brasileiro.
Como proposta ainda não conclusa ou conclusa parcialmente: projetos de ecoturismo e Portal na Internet exclusivo para divulgar o nosso potencial turístico;
Gestão com foco na eficiência, transparência, equilíbrio fiscal e na moralização dos atos da administração política; Resultados: *pagamentos completamente em dias no que se refere aos colaboradores, aos fornecedores, ao MinaçuPrev,* pagamentos em dia de 7 parcelamentos feitos por gestões anteriores do MinaçuPrev; Renegociação com a Enel das dívidas de energia predial de todos os prédios da prefeitura (6,5 milhões) ; os pagamentos de salários e fornecedores sempre em dias.
TRANSPARÊNCIA – Promover uma administração “100% transparente”. Nesse quesito a cidade vem ampliando todos os anos o nível de transparência, inclusive, com notas acima da média geral de municípios de Goiás.