Polícia Federal cumpre mandado de busca em apreensão em Minaçu

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 20, as operações Éris e Hygea que foram determinadas a pedido do ministro Mauro Campbell do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para investigar suposta obstrução de investigações sobre o combate à corrupção e pagamento de vantagens indevidas ao Plansaúde (Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins).

A cidade de Minaçu é um dos alvos da PF, que também faz buscas e apreensões em Goiânia, além de cidades do Tocantins, como Gurupi e Porto Nacional. A operação teve como alvo o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) que foi afastado do cargo nesta quarta.

Segundo a PF, cerca de 280 policiais federais cumprem 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas.

Ainda de acordo com a  PF, os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e documental e embaraço às investigações. Segundo a PF, “cerca de 280 policiais federais cumprem 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas”.