Posto da Receita Federal em Minaçu consolida 100% de resolução em atendimento à população
O Ponto de Atendimento Virtual – PAV, inaugurado em agosto de 2023 em Minaçu, tem ajudado a resolver casos que antes eram mais burocráticos e mais distantes de serem solucionados. O PAV de Minaçu foi inaugurado no dia 31 de agosto deste ano. No mês de setembro foram 18 dias úteis, com 137 contribuintes atendidos e foram consolidados 46 processos: Desses, 100% dos casos foram resolvidos.
Os servidores do município atendem o cidadão, auxiliando no atendimento e na orientação quanto aos serviços disponíveis pela Receita, ou recebendo a documentação do cidadão, que possui alguma especificidade. No caso do recebimento presencial dos documentos, o servidor que, devidamente treinado e com certificado digital do município, digitaliza os documentos e envia via sistema da própria Receita Federal. O resultado da análise retorna ao PAV do município, também por processo digital, que dá ciência ao cidadão.
O PAV é resultado de um acordo de cooperação assinado entre município e Receita Federal. O atendimento tem promovido à inclusão do atendimento qualificado da Receita, sobretudo aos contribuintes mais carentes ou que tenham dificuldades em se adequar aos critérios do governo federal.
“É importante frisar que o município está investindo em uma situação de inclusão total de todos os cidadãos junto à Receita Federal. Isso faz com que o município esteja melhor ranqueado junto a todos os benefícios federais a favor da sua população”, diz Fábio Cunha, servidor do órgão. A administração do Prefeito Carlos Lereia e o vice-prefeito Ian George, procura modernizar a gestão e integrar todas as esferas possíveis para melhorar a vida do cidadão, completa.
O PAV oferece mais de 95% dos serviços demandados à população pela Receita Federal do Brasil.
Confira os serviços ofertados: