Roger Seabra: Sabatina dá espaço à apresentação de propostas e candidato se sobressai: saúde, educação e desenvolvimento rural

 

Coluna Opinião do Portal NG – Em um bate-papo mais propositivo, o candidato Roger Seabra (UB), foi o segundo sabatinado pela série que a rádio Serra da Mesa e o Portal NG realizaram com candidatos a prefeitos e vices em Minaçu. Roger falou sobre mais de 20 temas fundamentais, que se diluem entre saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento rural, social, servidores, previdência, saneamento básico, esporte, lazer e juventude, habitação, turismo, entre outros.

SAÚDE

O primeiro tema foi a saúde. Questionado se devolveria a gestão em saúde a uma Organização Social, caso eleito, Roger foi enfático: descartou qualquer possibilidade. Por outra modalidade, afirmou que, se eleito, licitará uma empresa terceirizada para, somente, administrar a contratação de profissionais, em regime CLT, e, assim, equiparar o salários de profissionais que desempenham as mesmas funções. A gestão da saúde, de acordo com Roger, continuaria sob o comando da gestão municipal.

EDUCAÇÃO

Sobre educação, falou da implementação de um plano de cargos e salários mais robusto, fruto da publicação de um concurso público, cuja tabela remuneratória respeitaria os pisos salariais das categorias. Também afirmou que, se eleito, arcará através de recursos oriundos da própria arrecadação, progressões de professores, funcionários, e direitos adquiridos por eles.

RURAL

Para o desenvolvimento rural, falou do mapeamento da zona rural  em 5 macrorregiões com um representante da própria localidade; afirmou que o município já possui estrutura adequada para abastecer essas regiões, separadamente.  “O que falta é gestão do maquinário já existente”, disse ao afirmar que ainda recorrerá à emendas parlamentares para aquisição de novos implementos. Dessa forma, de acordo com Roger, será possível garantir produção e o escoamento das plantações, lavouras e hortas, de forma equilibrada. Entre outras propostas disse sobre a retomada das Lavouras Comunitárias e a construção de um mercado municipal.

SERVIDORES

Para os servidores públicos, Roger afirmou implementar um plano mais justo de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e afirmou que a realização do concurso público se dará no seu primeiro ano de governo.

TURISMO

Na área do turismo, Roger discordou que haja equipamentos suficientes na cidade para o fortalecimento do esporte. Lembrou dos grandes campeonatos de futebol que levaram times como o Cret e o MEC às primeiras divisões de campeonatos Minaçu a fora. Afirmou que, se eleito, vai definir uma secretaria específica para o Esporte e conceder a titularidade da pasta a um secretário que goste e viva, de fato, a prática esportiva.

PONTO ALTO

Questionado sobre – uma vez a Justiça decidindo o futuro do Jardim Floresta – em qual ente ou empresa pública pesa a responsabilidade sobre o abastecimento de água na região, Roger reconheceu: É da Saneago, mas cabe a Prefeitura cobrar. “Mas quando se cobra e não se ouve?” Foi retrucado. “Aí a prefeitura tem que dar as condições mínimas de abastecimento”.  A Prefeitura vem colocando bicas de abastecimento de água, “mas o que para Roger, são insuficientes dada alta demanda de moradores”. “Precisariam construir mais, 5, mais 10”, disse. “Mas a Saneago também pode construir essas mesmas bicas?”, foi questionado, mas, respondeu: “pode”.

Sabatina cumpre seu dever de isenção

Tempo curto, mas bem aproveitado, avaliou. Roger estava tranquilo, respeitoso, e foi preciso nas respostas. Mostrou-se antenado aos desafios da cidade e reiterou, no final de sua participação  um lema que já estaria sendo usado em sua campanha: “Dignidade para as pessoas”, sobretudo, disse ele, “para os trabalhadores”. “Uma gestão preocupada com o ser humano”, arrematou.

 

Danillo Neres,

jornalista, para Coluna Opinião do Portal NG

O próximo convidado é Ian da Samina, nesta segunda-feira, 16, a partir das 12h10. 

Como foram comunicados? 

Cada candidato, por meio de seus coordenadores de campanha, recebeu individualmente um ofício com detalhes de suas participações e o convite reafirmando a importância do debate de propostas para o fortalecimento de ideias para o desenvolvimento coletivo do município. A Justiça Eleitoral também foi informada sobre a realização da Sabatina, como preconiza as regras da legislação eleitoral.

Como funciona a Sabatina?

Num formato bem diferente de um debate convencional, a sabatina é, na verdade, um bate-papo. Mais leve, a sabatina ocorre com a presença de somente um dos candidatos. E apresentadores/moderadores e participação de ouvintes.

O candidato pode escolher entre dois temas que ele mesmo buscou na urna. Um dos temas ele pode devolver para urna. A pergunta é formulada por um dos jornalistas. Saúde, Educação, Servidores, Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Rural; Assistência Social, Previdência, Esportes, Lazer, Juventude, Qualificação e Ensino Superior, Meio Ambiente, Emprego e Renda, entre outros.

.Confira quem serão os moderadores/entrevistadores e a minibiografia dos jornalistas participantes:

 

Confira o spot de divulgação:

 

.