Serra Verde obtém LO para a Fase I de seu projeto em Minaçu
Serra Verde obtém LO para a Fase I de seu projeto em Minaçu
A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM) informa que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) a Licença Operacional (LO), ou licença de operação ambiental, para a Fase I do depósito Pela Ema, em Minaçu (GO). A empresa está desenvolvendo uma operação integrada de mineração e processamento de elementos de terras raras (ETRs) para produzir um concentrado misto desses elementos.
O recebimento da LO significa que a Serra Verde “recebeu todas as aprovações regulatórias necessárias para operar seu empreendimento, podendo, a partir de agora, concluir o comissionamento e colocar em operação, até o fim deste ano, a Fase I da mina e da planta de processamento, dando início à produção comercial. Os principais marcos de comissionamento incluirão o início do circuito de processamento, a instalação de rejeitos empilhados a seco e a conexão à rede elétrica, abastecida em 100% com energia renovável”, afirma a companhia.
A expectativa é que a Fase I do Projeto Pela Ema produza pelo menos 5 mil toneladas por ano de óxido de terras raras, ao longo de uma vida útil de 25 anos da mina, já dispondo de contratos de compra para uma grande parte da produção planejada. Existe também um potencial significativo para aumentar a capacidade de produção, por meio da otimização da planta. Ademais, o montante de recursos definidos é amplo o bastante para permitir uma expansão da produção, que poderá ser duplicada até o final desta década.
“Estamos entusiasmados em receber esta licença final, o que significa que a Serra Verde poderá se tornar o primeiro produtor relevante, fora da Ásia, de todas as quatro terras raras essenciais para a produção de ímãs permanentes de alta potência, apoiando o esforço mundial para a transição energética. A Serra Verde será um ativo estratégico na cadeia de valor global de ímãs permanentes por muitos anos”, afirma Thras Moraitis, CEO da Serra Verde Pesquisa e Mineração.