SUS irá disponibilizar vacina contra a dengue a partir de fevereiro
SUS irá disponibilizar vacina contra a dengue a partir de fevereiro
Estado de Goiás está entre as regiões com mais casos de dengue.
O Sistema Único de Saúde (SUS), vai disponibilizar a partir de fevereiro deste ano uma vacina contra a dengue. O Brasil é o primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde. PNI definirá como será a vacinação em públicos e regiões prioritárias diante da limitação de doses oferecidas pelo fabricante. A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias.
De acordo com a Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), o imunizante foi avaliado de todas as formas necessárias, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flávia Amorim diz que: “Esse ano de 2024 vai começar com cerca de 5 milhões de doses que é o que o laboratório teve condições de fornecer para o Brasil. Em fevereiro chega aproximadamente 460 mil doses, essa foi a informação que tivemos do Ministério, porém ainda está avaliando qual será o público prioritário.”
“Nós teremos vacina contra dengue, mas nós ainda não temos vacina contra a Chikungunya e Zika, que são outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, então mesmo com a vacina entrando no calendário oficial, as medidas de segurança com o Aedes aegypti deverão continuar”, ressaltou Flávia.