Tarcísio tem 41% de avaliação positiva e 14% de negativa, aponta Quaest
[[{“value”:”
(FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou a 41% de avaliações positivas em seu mandato, segundo levantamento realizado pela Genial/Quaest e divulgado nesta quinta-feira (26). O percentual é o mesmo do início da série do instituto, em abril de 2024.
Ele também atingiu 14% de opiniões negativas e 34% de regulares. Outros 11% não sabem ou não quiseram responder.
Tarcísio é cotado como candidato da direita para a Presidência da República em 2026, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.
A Genial/Quaest ainda aferiu a popularidade de outros sete governadores pelo país.
A pesquisa foi realizada presencialmente nos oito estados, com eleitores de 16 anos ou mais, da quarta-feira (19) até o domingo (23). Foram entrevistadas de 1.104 a 1.482 pessoas na Bahia, em Goiás, em Minas Gerais, no Paraná, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
As margens de erro são de três pontos percentuais para todos, exceto para os paulistas, onde é de dois pontos.
Da lista de governantes, o maior percentual de considerações positivas é de Ronaldo Caiado (União Brasil), chefe do Executivo goiano, com 74%, ante 4% de opiniões negativas e 17% de regulares. Não sabem 5%. Ele pretende se lançar à Presidência no próximo ano.
Em seguida vem Ratinho Júnior (PSD), com 65% de avaliações em seu favor entre os paranaenses, 6% contrários a ele e 24% regulares.
Do outro lado da moeda, Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, é o único dos oito governadores que possui mais opiniões negativas (31%) do que positivas (24%), marcando ainda 35% de regulares. No caso dele, 10% não sabem ou não quiseram responder.
Os dois tucanos que tiveram a popularidade medida pelo instituto marcam avaliações menores: em Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) tem 32% de opiniões positivas, ante 26% de negativas e 37% de regulares.
Eduardo Leite (PSDB), no Rio Grande do Sul, tem 40% de considerações positivas, empatadas tecnicamente com as regulares, que marcam 39%, e 16% de negativas.
Em terras mineiras, Romeu Zema (Novo) registra 41% de avaliações positivas contra 14% de negativas, além de 37% regulares. São 8% os que não sabem ou não quiseram responder. Ele também é um dos cotados ao Palácio do Planalto em 2026 entre a direita.
Único petista na análise, Jerônimo Rodrigues (PT) registra 42% de avaliações positivas na Bahia, um aumento de dez pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado em dezembro. Soma ainda 21% de negativas e 29% de regulares.
O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.
Leia Também: Governo diz que EUA distorcem ordens do STF e rejeita ‘tentativa de politizar decisões judiciais’
“}]]