Uruaçu e Minaçu lideram os melhores índices em qualidade da educação no Norte do Estado
Na região norte, as cidades de Uruaçu e Minaçu lideram o ranking de cidades com os melhores índices em Educação, de acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB), órgão jurisdicionado a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), do Governo do Estado, que avalia o Índice de Desempenho dos Municípios Goianos. Os dados se referem ao desempenho do ano de 2020. O índice é atualizado a cada 2 anos e o novo balanço foi divulgado no início desta semana.
Considerando as maiores cidades da região norte, acima de 20 mil habitantes, Uruaçu e Minaçu são os dois municípios que lideram a lista com o melhor IDM – Indice de Desenvolvimento Municipal na área da Educação, com notas 6.15 e 5,59 respectivamente.
O índice calcula indicadores como infraestrutura, atendimento educacional à crianças de 4 e 5 anos, 6 e 14 anos, 15 e 17 anos, separadamente, além da adequação de professores no ensino infantil, fundamental e médio, e considera também notas obtidas no último IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Entre as principais cidades da região norte, as cidades Porangatu, teve média de 5.41 e Niquelândia 5,02 na área da Educação.
IDM
O estudo avalia o contexto socioeconômico dos 246 municípios goianos em seis áreas de atuação: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. O diagnóstico obtido da análise de diversas dimensões em cada uma das áreas permite subsidiar o planejamento das ações dos governos nas esferas municipais e estadual, além de utilizar metodologia semelhante à da construção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).