Zelensky deixa reunião para acordo de paz após Putin ignorar encontro

[[{“value”:”

Nesta quinta-feira (15), aconteceria o encontro entre os líderes da Ucrânia e Rússia para discutirem um acordo de paz para fim da guerra. No entanto, momentos antes da reunião, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deixou o local criticando a ausência do presidente Vladimir Putin.

 

A expectativa era que o encontro dos dois presidentes em Istambul, na Turquia, colocasse um fim nos conflitos entre a Ucrânia e a Rússia. “Não vai ter nada para eu fazer lá”, afirmou Zelensky em coletiva de imprensa na Turquia sobre a ausência de Putin no encontro direto. 

A delegação russa que Putin enviou para participar dos diálogos diretos com a Ucrânia é composta apenas por oficiais de baixo escalão e vice-ministros. Agora, o líder ucraniano enviará uma delegação a Istambul, chefiada pelo ministro da Defesa, Rustem Umierov, para as negociações. “Sentimos o desrespeito russo. O nível de comunicação e da delegação enviada, isso é um desrespeito pessoal. Um desrespeito a mim, ao presidente Trump, ao secretário [de Estado dos EUA] Marco Rubio e aos ministros turcos e ucranianos, que estão todos aqui. Cadê os ministros russos?”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky disse também que a composição da equipe russa é “decorativa”. O líder ucraniano ainda apontou a necessidade de um cessar-fogo incondicional e um maior nível de comprometimento russo antes de uma negociação de paz. Citou ainda, que a falta de Putin na Turquia para discutir o fim dos conflitos esvazia o debate.

Leia Também: Senado da Itália aprova texto que restringe cidadania por direito de sangue

“}]]