Incêndio destrói parte de vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital

  Bombeiros ouvidos pelo Estadão afirmaram que os focos foram de pequena proporção. Não houve registro… Um incêndio atingiu o Pico do Jaraguá, na zona norte, na noite deste sábado, 27, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada por volta das 21h30 e duas viaturas atuaram no local para conter as chamas.

Bombeiros ouvidos pelo Estadão afirmaram que os focos foram de pequena proporção. Não houve registros de vítimas e os trabalhos na área foram encerrados à meia-noite de sábado.

Moradores registraram imagens e vídeos das chamas nas redes sociais. Nas publicações, era possível perceber que o fogo se alastrava pela mata, localizado no Parque Estadual do Jaraguá. A causa do incêndio não foi divulgada.

O pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo e se ergue a 1.135 metros de altitude. O parque constitui uma das poucas reservas naturais de mata atlântica ainda existente.

A cidade de São Paulo vive uma onda de calor em pleno outono, o que pode facilitar o início dos incêndios. Neste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e para todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Nesses locais, a previsão é de temperaturas 5ºC acima da média entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão que produz o chamado “bloqueio atmosférico”. A barreira impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, elevando as temperaturas e mantendo o ar seco e quente.

 

Isso vai fechar em 0 segundos