Presos de Minaçu constroem, costuram e produzem hortaliças

Presos em processo ressocialização da Unidade Prisional de Minaçu fazem do tempo uma oportunidade de aprender e produzir. Após receberem capacitação, os detentos produzem hortaliças e até uniformes em malha.

O trabalho na horta, por exemplo, emprega um total de sete detentos — sendo seis do regime fechado e um do semiaberto — que são responsáveis pelo cultivo de hortaliças como alface, couve, cebolinha, coentro, tomate, jiló, quiabo e berinjela. O que é produzido ali vai direto para instituições públicas do município, outra parte, é vendido para frutarias que atuam no comércio local.

O diretor da unidade, Otoniel Carvalho explica que “a renda proveniente da venda das hortaliças é revertida em benefícios na Unidade Prisional Regional de Minaçu, como ampliação e adequação da estrutura, e também a manutenção de outros projetos, por exemplo a confecção de uniformes existente no presídio”, destaca.

Além de garantir a ressocialização dos presos, o projeto promove benefícios à estrutura física do presídio, uma vez que os próprios reeducandos trabalham na construção, reformas e estruturação do presidio.

Adequações no presídio e confecção de uniformes são realizadas a partir de recursos derivados da venda de hortaliças produzidas pelos detentos da unidade